Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º
Imobiliário Habitação Odemira debate Estratégia Local de H...

Odemira debate Estratégia Local de Habitação com Governo

A Estratégia Local de Habitação (ELH) de Odemira prende-se com o desafio de fixação de jovens no território e com a concretização de soluções previstas para a Área de Fracionamento Ilegal da Propriedade Rústica (AFIRP) de Vila Nova de Milfontes.

Odemira debate Estratégia Local de Habitação com Governo

O Presidente da Câmara Municipal de Odemira, Hélder Guerreiro, reuniu com a Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, nos Paços do Concelho, para discutir a Estratégia Local de Habitação (ELH) de Odemira. De acordo com o comunicado da autarquia, enviada aos jornalistas, a ELH prende-se com o desafio de fixação de jovens no território e com a concretização de soluções previstas para a Área de Fracionamento Ilegal da Propriedade Rústica (AFIRP) de Vila Nova de Milfontes.

Segundo a mesma nota, a fixação de população jovem, fundamentalmente qualificada e associada às indústrias criativas, é um fator decisivo para o rejuvenescimento populacional, para a dinamização e diversificação do tecido económico, e de garantia da sustentabilidade demográfica do território.

Por sua vez, pretende-se constituir a AFIRP de Vila Nova de Milfontes, que abrange uma área de 1289 hectares, como uma oportunidade de qualificar a funcionalidade, a vivência e a imagem da zona, cujas características implicam consequências ambientais, sociais e económicas, revela a autarquia.

Recorde-se que a ELH identifica as carências habitacionais, quantitativas e qualitativas, bem como as suas dinâmicas de evolução, com vista a assegurar respostas apropriadas no âmbito das políticas municipais ou intermunicipais, cumprindo ao Estado assegurar os meios necessários para garantir o desenvolvimento das políticas locais de habitação.

Leia Também: Estratégia de Habitação de Beja "não exclui" famílias de etnia cigana

Campo obrigatório