Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 26º
Imobiliário Habitação Estratégia de Habitação de Beja "não...

Estratégia de Habitação de Beja "não exclui" famílias de etnia cigana

As famílias de etnia cigana “não estão excluídas nem impossibilitadas de terem acesso a habitações que vão ser construídas” no âmbito da Estratégia Local de Habitação (ELH). O bairro das Pedreiras, “que apresenta dificuldades significativas de habitabilidade (…), não terá uma intervenção específica dentro da estratégia”, revela o presidente da Câmara de Beja.

Estratégia de Habitação de Beja "não exclui" famílias de etnia cigana

O presidente da Câmara Municipal de Beja garantiu que as famílias de etnia cigana “não estão excluídas nem impossibilitadas de terem acesso a habitações que vão ser construídas” no âmbito da Estratégia Local de Habitação (ELH), recentemente aprovada pela câmara e assembleia municipal, segundo avança o Diário do Alentejo.

“Não há famílias definidas, nem pré-determinadas para ocupação dessas casas”, começa por revelar Paulo Arsénio. Assim, também “as famílias de etnia cigana têm a mesma possibilidade, de quaisquer outras, de poderem aceder a uma habitação”.

Contudo, o bairro das Pedreiras, “que apresenta dificuldades significativas de habitabilidade (…), não terá uma intervenção específica dentro da estratégia”, admite o autarca.

Para Paulo Arsénio, a ELH “não vai resolver todos os problemas habitacionais do concelho, vai é aliviar substancialmente a pressão que atualmente existe sobre as casas de habitação social”. Isto porque “não há a certeza de sermos financiados a 100%. Só temos garantidos 40%."

Recorde-se que a Câmara e a Santa Casa da Misericórdia de Beja querem investir 29 milhões de euros até 2026 em obras de recuperação e construção de casas para “aliviar a pressão sobre o parque habitacional” do concelho, ao abrigo da ELH. A estratégia será financiada pelo programa 1.º Direito.

Faz ainda notar o jornal digital que a autarquia está também disponível para, através “de programas de envolvimento com a comunidade” e com o programa 'Romed', melhorar as condições de habitabilidade das 50 casas existentes no bairro das Pedreiras.

Leia Também: Estratégia de Habitação de S. João da Pesqueira vai abranger 65 famílias

Campo obrigatório