Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º
Lar Conselhos Prepare a sua casa para a chegada do...

Prepare a sua casa para a chegada do outono com estas seis dicas

Começou hoje o outono e com ele chegou a vontade de ficar em casa a desfrutar do conforto do sofá, debaixo de vários cobertores. Contudo, lá porque o sol se tenha começado a esconder, isto não significa que as tarefas da casa tenham feito o mesmo. Confira 'aqui' a lista de seis coisas que deverá fazer antes da chegada dos dias mais frios.

Prepare a sua casa para a chegada do outono com estas seis dicas
Notícias ao Minuto

14:03 - 22/09/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Outono

Chegou o dia de dizer adeus aos dias mais quentes do ano e de dizer olá à chuva e ao frio. Porquê? Porque hoje começou o outono. Geralmente, é no dia 22 de setembro recebemos a estação mais 'nostálgica' do ano e com ela a vontade de ficar em casa a desfrutar do conforto do sofá, debaixo de vários cobertores. Contudo, lá porque o sol se tenha começado a esconder, isto não significa que as tarefas da casa tenham feito o mesmo. Por isso, mãos à obra e comece a realizar a sua lista de coisas a fazer no fim do verão.

Não sabe por onde começar? Não desespere, o Apartment Therapy elaborou uma lista com seis coisas que deverá fazer antes da chegada dos dias mais frios. Tome nota.

Vedar as portas e janelas

Sabia que as rachas, por mais pequenas que sejam, deixam entrar ar fresco? É por isso que Mike McCalley, dono do Sr. Handyman da grande Jacksonville, em Florida, revela que esta é uma boa altura para selar todas as portas e janelas da sua habitação antes que o mercúrio comece a cair. "Se a zona à volta das portas e janelas está a ficar velha, ou a partir-se, tem de concertá-la antes que as temperaturas baixem", sustenta.

Substituir as pilhas dos dispositivos de segurança

Regra geral, o horário de verão é considerado o melhor momento para verificar as baterias dos seus dispositivos de segurança. Contudo, apesar de já termos entrado no outono, ainda vai a tempo. "Agora é uma boa altura para instalar detetores de fumo e monóxido de carbono perto dos quartos e em torno de uma fonte de calor", declara J.B. Sassano, presidente do Sr. Handyman, ao Apartment Therapy.

"Se já as tiver, verifique-as e substitua as pilhas, se necessário." Se tiver modelos com fios, certifique-se que existem cópias de segurança instaladas. Em caso afirmativo, também vai querer substituí-los, reforça Sassano.

Adicionar faixas isoladoras na porta

Semelhante a vedar as portas e janelas, deverá também adicionar faixas isoladoras nas áreas onde existam ranhuras. "À medida que o inverno se instala, sentimos o ar frio que entra pela porta para os nossos interiores", explica McCalley. 

De acordo com a plataforma especialista em soluções para a casa, esta é uma alternativa simples e fácil de poupar dinheiro. 

Verificar as fugas de ar no exterior da sua casa

As janelas e portas não são os únicos pontos problemáticos que podem permitir que o calor fuja da sua casa. "As fugas de ar podem diminuir a eficiência das casas em 5% a 30% por ano, de acordo com o Departamento de Energia dos EUA", explica Sassano. Por isso, "verifique os locais onde dois materiais diferentes se encontram, como os cantos, ou em torno de chaminés, janelas, portas."

Restaurar as suas torneiras exteriores

Um cano estragado pode se tornar num problema caro. Por isso, Sassano sugere que restaure toda a canalização localizada ao ar livre antes que as temperaturas mais frias cheguem. "Proteja as torneiras exteriores do congelamento, drenando a água e fechando a válvula de alimentação que fornece a torneira exterior."

Limpar as calhas

Sabia que calhas entupidas podem levar a uma acumulação de água da chuva, neve e gelo que pode causar rachaduras na sua casa? Assim, para evitar danos na casa, especialmente, no telhado, "remova os aglomerados de folhas e outros detritos e limpe os bloqueios antes que se tornem problemáticos", recomenda Carson.

Leia Também: Outono chega com aviso amarelo em três distritos a Sul devido à chuva

Campo obrigatório