Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Equinócio de outono ocorre esta noite. Sabe do que se trata?

Dê as boas-vindas, esta quarta-feira, dia 22 de setembro, à estação mais nostálgica do ano.

Equinócio de outono ocorre esta noite. Sabe do que se trata?
Notícias ao Minuto

08:05 - 22/09/21 por Notícias ao Minuto

País Outono

O equinócio de outono, que tal como explica o Observatório Astronómico de Lisboa ocorre esta noite às 20h21, marca o início desta nova estação do ano no Hemisfério Norte.

O outono vai prolongar-se ao longo de 90 dias até ao próximo Solstício, que ocorre a 21 de dezembro às 15h59, e que assinala a chegada do inverno.

Os equinócios, esclarece ainda o Observatório, são o momento em que o ponto central do Sol passa no equador e, por isso, efetivamente o centro solar nasce no ponto cardeal Este e põe-se exatamente a Oeste.

Assim, entre o instante da manhã em que o Sol está a uma distância zenital de 90º e o instante da tarde em que se encontra novamente a uma distância zenital de 90º passam-se 12 horas. Como a Terra avança na sua órbita ao longo do dia, o Sol não se mantém no equinócio todo o dia o que leva a uma pequena alteração deste intervalo de tempo.

No equinócio, a duração do dia é cerca de sete minutos maior do que a duração da noite. Só uns dias mais tarde, quando o Sol tiver uma declinação um pouco menor, é que a noite e o dia passam a ter uma duração praticamente igual, algo que acontecerá no dia 26 de setembro.

Nesse dia, o disco solar nasce às 7h27 e põe-se às 19h28 (hora de Portugal Continental), diferindo a duração do dia e da noite em apenas 55 segundos, isto é, haverá muito perto de 12 horas de luz solar direta no solo.

O outono é a estação do ano mais associada à melancolia, nostalgia e ao declínio da existência, pois as suas principais características são as quedas das folhas das árvores, as suas nuances amarelas, laranjas e vermelhas, o cinzento do céu. Poeticamente, marca, portanto, a transformação da vida, a reciclagem dos elementos da Natureza.

Leia Também: Outono chega com aviso amarelo em três distritos a Sul devido à chuva

Recomendados para si

;
Campo obrigatório