Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º
Imobiliário Habitação Casas impressas em 3D poderão ser a ...

Casas impressas em 3D poderão ser a habitação dos astronautas em Marte

O Bjarke Ingels Group (BIG) acaba de criar o Mars Dune Alpha, em colaboração com a NASA e com a ICON. Trata-se de um conjunto de instalações construídas a partir da impressão 3D que irão oferecer habitação de longa duração para astronautas em missões a Marte.

Mars Dune Alpha -

Trata-se de um conjunto de instalações construídas a partir da impressão 3D que irão oferecer habitação de longa duração para astronautas em missões a Marte.

Notícias ao Minuto

09:50 - 17/08/21 por Notícias ao Minuto 

Casa NASA

O Bjarke Ingels Group (BIG), grupo de arquitetos, designers e construtores com sede em Copenhague e Nova York, colaborou com a NASA e a ICON para criar o Mars Dune Alpha, um conjunto de instalações construídas a partir da impressão 3D que irão oferecer habitação de longa duração para astronautas em missões a Marte. De acordo com a plataforma Archdaily, que adianta com a informação, estas estruturas, atualmente localizadas no Johnson Space Center em Houston, no Texas, foram projetadas pelo escritório dinamarquês de arquitetura, impressas em 3D pela equipa da ICON, e em breve serão o lar de uma equipa da NASA.

Segundo a plataforma, este projeto é um passo inovador à conceção de habitações e civilização em Marte. A estrutura foi projetada com um "gradiente de privacidade", com quatro alojamentos privativos para a tripulação, estações de trabalho, salas médicas e de cultivo de alimentos, além de espaços de convivência.

Mais ainda, foram instaladas peças de mobiliário modulares e móveis, com iluminação, som e temperatura personalizáveis, dando assim aos astronautas, liberdade para organizar o seu espaço, lê-se no artigo.

"Este é o habitat simulado de maior fidelidade já construído por humanos. Mars Dune Alpha destina-se a servir a um propósito muito específico, preparar os humanos para viver noutro planeta. Queríamos desenvolver o análogo mais fiel possível, para ajudar no sonho da humanidade de se expandir até as estrelas. A impressão 3D do habitat ilustrou que em escala de construção é parte essencial do kit de ferramentas da humanidade na Terra para habitar a Lua e Marte", revela Jason Ballard, cofundador e CEO, ICON.

Faz notar o Archdaily que o Mars Dune Alpha faz parte do programa Crew Health and Performance Exploration Analog (CHAPEA) da NASA, que fornece informações para o sistema alimentar espacial, com saúde física, comportamental e análise de desempenho para futuras missões espaciais. 

Por sua vez, "os dados obtidos com a pesquisa informarão diretamente os padrões da NASA para missões de exploração de longa duração e, como tal, potencialmente estabelecerão as bases para um novo vernáculo marciano", de acordo com o fundador e diretor criativo do BIG-Bjarke Ingels Group, Bjarke Ingels.

A NASA já começou seu recrutamento para o estudo analógico da missão a Marte de longa duração, no habitat impresso em 3D, que começará no outono de 2022. 

Leia Também: Helicóptero de Marte realizou mais um voo, mas NASA já pensa no próximo

Campo obrigatório