Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º
Lar Eficiência energética App que melhora a energia dos edifíc...

App que melhora a energia dos edifícios vence o Concurso Jovens Talentos

A plataforma Menu Renovação Verde (The Green Menu, originalmente) foi o projeto vencedor da categoria 'Conhecimento' da 10.ª edição do Concurso Jovens Talentos 2021, promovido pela câmara municipal de Almada. Através desta app, é possível descobrir como poupar energia, aumentar o conforto da sua casa e gerar energia renovável.

App que melhora a energia dos edifícios vence o Concurso Jovens Talentos

Foram anunciados os vencedores da 10.ª edição do Concurso Jovens Talentos, promovido pela câmara municipal de Almada. De acordo com a revista Edifícios e Energia, que adianta com a notícia, o projeto Menu Renovação Verde, que consiste numa plataforma on-line, disponível em português, que pretende melhorar a eficiência energética dos edifícios, recebeu o primeiro prémio na categoria 'Conhecimento'.

Segundo a revista, através desta plataforma, é possível descobrir como poupar energia, aumentar o conforto da sua casa e gerar energia renovável. Para tal, poderá consultar várias informações, que vão desde dicas simples e soluções técnicas a instrumentos de financiamento.

No âmbito do projeto Climate-KIC PAS2020, em conjunto com a equipa De Groene Grachten (Suze Gehem, Tom Huizer, Tessel de Rooij, Rianne den Ouden) e Ezavod (Nina Taylor), o projeto foi desenvolvido por investigadores do CENSE da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa: João Pedro Gouveia, Miguel Macias Sequeira e Pedro Palma, com os contributos de Marta Cerejo e Pedro Almeida.

A revista Edifícios e Energia faz ainda notar que esta edição do concurso contou com 51 candidaturas, envolvendo um total de 91 jovens. À fase final, passaram 41 candidaturas.

Sublinhe-se que este concurso é dirigido a jovens entre os 12 e os 35 anos e tem como objetivo incentivar, reconhecer e distinguir os projetos e os percursos de jovens almadenses que se querem afirmar em áreas como o conhecimento, as artes, o empreendedorismo, a cidadania e o desporto.

Leia Também: Desenhar uma casa para a Mulher? Portugueses em 2.º lugar no concurso

Campo obrigatório