Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º
Imobiliário Habitação Investidores internacionais dominam ...

Investidores internacionais dominam o mercado nacional de investimento

Esta conclusão consta no mais recente estudo da Savills que mostra que, investidores internacionais foram responsáveis por 95 por cento do volume total de investimento português neste primeiro trimestre de 2021.

Investidores internacionais dominam o mercado nacional de investimento

Os investidores internacionais continuaram a liderar o mercado de investimento português neste primeiro trimestre de 2021, tendo sido responsáveis por 95 por cento do volume total de investimento direcionados para os segmentos de escritórios, retalho e hospitalidade, refere comunicado enviado às redações, de acordo com os dados do mais recente estudo da Savills.

Do total dos 209 milhões de euros de investimento internacional, 43% dizem respeito a transações com tickets de investimento abaixo dos 30 milhões de euros.

Nesse sentido, dados do estudo da Savills revelam que o mercado português de investimento imobiliário comercial somou um total de 221 milhões de euros, no final do primeiro trimestre de 2021, ultrapassando, assim, os 90 milhões de euros registados no segundo trimestre de 2020.

No total, foram fechadas nove operações, com o segmento de escritórios a exercer um peso de 70 por cento no volume total de transações. Para este resultado dominante do setor de escritórios, contribuiu a venda de um portefólio de escritórios composto por sete ativos, no valor de 120 milhões de euros.

Em linha com o panorama vivido na Europa, o mercado nacional manteve os valores de prime yield em terreno estável no segmento de escritórios, permanecendo nos 4%, salienta o mesmo comunicado.

Já no segmento de retalho, o ajustamento de preços anuncia-se como inevitável no decorrer do ano 2021, para os segmentos de comércio de rua e centros comerciais, por oposição às unidades de distribuição alimentar, que encontraram na pandemia uma oportunidade de crescimento.

No final do primeiro trimestre de 2021, a prime yield de centros comerciais fixou-se nos 5,25 por cento, valor que veio a sofrer correções ao longo do ano 2020, fruto dos efeitos negativos e penalizadores da pandemia.

Também a prime yield de comércio de rua observou um ajustamento, passando dos 3,75 por cento registados no início de 2020 para 4,50 por cento, lê-se no mesmo comunicado.

Do conjunto dos segmentos imobiliários, o segmento Industrial & Logística é o que apresenta maior potencial de margem de compressão, alicerçado na transformação e aumento da procura logística, por ativos logísticos de primeira linha.

Contudo, apesar de reunir todos os market fundamentals necessários para uma compressão das yieds, esta ainda não foi observada de forma expressiva, mantendo-se nos 6,25 por cento, mostram dados do estudo da Savills.

Leia Também: Mercado de escritórios em Lisboa já mostra sinais de recuperação

Campo obrigatório