Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º
Imobiliário Habitação Valença já tem a sua estratégia loca...

Valença já tem a sua estratégia local de habitação. Apoio a 93 famílias

Acordo permitirá dar resposta a 93 famílias a viver em situações indignas de Habitação, aos quais acrescem mais 13 a salvaguardar junto dos beneficiários diretos e do terceiro sector.

Valença já tem a sua estratégia local de habitação. Apoio a 93 famílias
Notícias ao Minuto

08:22 - 03/05/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Estratégia de habitação

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) assinou um Acordo de Colaboração com o município de Valença para a respetiva Estratégia Local de Habitação no âmbito do Programa 1.º Direito. "Valença já tem a sua estratégia local de habitação aprovada pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana", começa por escrever Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e da Habitação, na sua página de facebook.

Este acordo assinado permitirá dar resposta a 93 famílias a viver em situações indignas de habitação, aos quais acrescem mais 13 a salvaguardar junto dos beneficiários diretos e do terceiro sector.

"Aproveitei o momento para relembrar que nem todos os portugueses têm habitação com a dignidade que qualquer ser humano merece e que, embora o programa 1.º Direito seja dirigido à população mais carenciada", relata Pedro Nuno Santos.

"Em matéria de habitação", continua "hoje o problema já não se limita à população mais carenciada e o drama que vivemos atinge já a classe média, as jovens famílias, um problema ao qual vamos ter também de responder", sustenta.

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) assinou um Acordo de Colaboração com o município de Valença para a respetiva Estratégia Local de Habitação no âmbito do Programa 1.º Direito. 

Homologado pela Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, e pelo Secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho, o acordo assinado com o IHRU define um montante global de investimento pelo IHRU de 1,89 milhões de euros, dos quais 1,08 milhões são financiamento a fundo perdido, pode-se ler no site da República Portuguesa
 
 
Note-se que o Acordo de Colaboração da Maia é o 40.º no âmbito do Programa 1º Direito. 
 
Integrado na Nova Geração de Políticas de Habitação (NGPH), o programa 1.º Direito visa a promoção de soluções habitacionais para as famílias mais carenciadas e sem alternativa habitacional.

Leia Também: IHRU recebe 80 pedidos de prorrogação de empréstimo de apoio às rendas

Campo obrigatório