Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º
Imobiliário Habitação Preços residenciais em Lisboa caíram...

Preços residenciais em Lisboa caíram no 1.º trimestre de 2021

Ainda assim, 15 dos 18 concelhos da área metropolitana de Lisboa mostram valorizações trimestrais positivas, nos primeiros três meses deste ano, revela o Sistema de Informação Residencial, do Confidencial Imobiliário.

Preços residenciais em Lisboa caíram no 1.º trimestre de 2021

"A cidade de Lisboa apresentou uma queda de preços residenciais", revela Ricardo Guimarães, do Confidencial Imobiliário, segundo o índice de preços residenciais referentes ao 1.º trimestre de 2021. Por seu lado, a cidade do Porto apresentou uma inflação, já o Algarve divulgou uma variação de subidas e descidas.

Esta informação é divulgada de acordo com os dados do mais recente estudo do SIR - Sistema de Informação Residencial, uma base de dados de referência em Portugal sobre preços de venda e arrendamento habitacional, apresentado no webinar 'Preços residenciais de bairro a bairro', do Confidencial Imobiliário.

"A cidade de Lisboa foi o único mercado que tem, em simultâneo, no 1.º trimestre 2021, uma variação negativa, em comparação com período homologo", revela Ricardo Guimarães, do Confidencial Imobiliário, ouvido, esta quinta-feira, no webinar referido acima.

"Já na cidade do Porto há uma grande travagem ainda que apresente uma variação positiva. O Algarve apresentou um comportamento positivo no último trimestre deste ano", acrescenta.

Ainda assim, 15 dos 18 concelhos da área metropolitana de Lisboa apresentam valorizações trimestrais positivas, no qual, as únicas que divulgaram uma variação homóloga negativa foram: Lisboa, Loures e Cascais.

A área metropolitana do Porto divulgou um padrão semelhante, sendo que o seu desempenho "esteve abaixo do padrão das restantes cidades."

As cidades de Viana e Aveiro lideram subidas no 1º trimestre de índice de preços residenciais, mostram dados do estudo do SIR.

Índice de confiança quanto a atividade de preços e venda é positiva

A atual crise pandémica trouxe ao mercado imobiliário mais que uma desvalorização, mas um ritmo de travagem. Sendo que no mês de março, foi observada uma descida da valorização.

Contudo, o mercado imobiliário divulgou resiliência ao nível de preços (das casas), no qual, o trajeto a nível geral foi positivo.

Nesse sentido, a evolução da pandemia, mudou a perspetiva do mercado: "A dada altura, o mercado convence-se que há algo de novo e adotou uma perspetiva diferente", afirma Ricardo Guimarães, no webinar do Confidencial Imobiliário.

Leia Também: Setor imobiliário residencial mostrou grande resiliência no 4.º trimestre

Campo obrigatório