Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º
Lar Tv + Voz + Internet Serviços de televisão com ou sem box...

Serviços de televisão com ou sem box. Eis a questão

Um tarifário só com net é quase tão caro como uma opção também com voz e televisão. Ainda assim, rescindir da caixa descodificadora pode ser uma solução que poupa até 75 euros por ano.

Serviços de televisão com ou sem box. Eis a questão
Notícias ao Minuto

16:27 - 31/03/21 por Ana Rita Soares 

Casa Televisão

Cerca de 30 euros por mês é quanto custa um tarifário com acesso à net, a centenas de canais televisivos que supostamente ninguém vê na totalidade e a chamadas pelo telefone fixo, cujo interesse está em queda acelerada, devido ao uso generalizado do telemóvel, afirma a DECO Proteste.

E se fosse possível largar estes aparelhos para aligeirar a fatura?

A DECO investigou e concluiu que prescindir da caixa descodificadora traz poupanças, algo apenas possível nos serviços de fibra ou cabo. Note que, ainda assim, perdem-se algumas funcionalidades, mas, consoante o operador, são menos 45 a 81 euros por ano.

Contratar um pacote de net e subscrever serviços de streaming, como a Netflix, poderá conseguir fintar aos tarifários com tudo dentro, mas sem utilização de todos os componentes, sustenta a DECO.

Será que esta moda vai pegar em Portugal?

Para a defensora do consumidor, falta a oferta de tarifários mais magros, a incluir apenas net. Ao recolher os preços mensais, para novas subscrições, de um tarifário de net dotado de velocidade de 30 Mbps, e comparando-o com os de um 3P, com a mesma velocidade, em ambos os casos com fidelização: A poupança obtida é residual.

Tarifário só com net não traz grande poupança

Na NOS, net a 24,99 euros, contra NOS 3, a 30,99 euros, rende uma poupança de 6 euros. Na NOWO, o tarifário que inclui apenas net custa 20 euros. Já aquele que combina televisão e net, sem box, fica por 22,50 euros. A economia é de 2,50 euros. Na MEO, o tarifário mais elegante é o M1 Net, que, tal como na NOS, custa 24,99 euros por mês.

Prescindir da box significa, consoante o operador, um abate à subscrição no valor de 2,50 a 4 euros mensais, corte que pode ser mais elevado no caso de caixas preparadas para conteúdos 4K. Saliente-se que todos estes montantes devem ser multiplicados pelo número de boxes que houver em casa.

Por outro lado, para o custo da eletricidade, a DECO tomou como referência a tarifa regulada simples. Somados os consumos obtidos de 12 a 15 euros anuais em função do operador, ao valor das subscrições, chegou-se a números 'simpáticos', como 44 euros de poupança anual na NOWO, 72 euros na NOS, 80 euros na MEO e 75 euros na Vodafone. Apenas por recusar a box.

Alternativas à caixa descodificadora

Sem box, uma smart TV recente continua a aceder a emissões 4K, agendar e fazer gravações, tanto através da grelha de programas (EPG), como manualmente. Também pode fazer pausas na transmissão, bastando ligar um dispositivo de armazenamento USB. O que já não pode fazer é reproduzir gravações automáticas, isto é, recuar até sete dias na programação. 

Leia Também: Clientes da NOS e da NOWO continuam sem controlo sobre os seus dados

Campo obrigatório