Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º
Lar Tv + Voz + Internet Clientes da NOS e da NOWO continuam ...

Clientes da NOS e da NOWO continuam sem controlo sobre os seus dados

Análise da DECO mostra que os clientes da NOS e da NOWO continuam a não ter controlo sobre os seus dados privados. Estudo revela ainda que aparelhos instalados por todos os operadores regista um elevado consumo.

Clientes da NOS e da NOWO continuam sem controlo sobre os seus dados

Os assinantes do serviço de televisão pago eram 4,2 milhões no final do terceiro trimestre de 2020, um incremento de 167 mil face a igual período do ano anterior. Trata-se do maior aumento em termos absolutos desde o final de 2015, refere a DECO Proteste.

Já se sabe que todos os serviços recolhem dados de utilização com que permitem às operadoras sugerir conteúdos a cada consumidor, por exemplo. Mas, de acordo com o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, só com o consentimento explícito do utilizador o podem fazer. Ainda assim, na NOS e na NOWO, não há menus para gerir a privacidade, pelo que o utilizador não sabe que dados são recolhidos, nem se são partilhados com terceiros

Além disso, todos os serviços instalados na sua casa como a caixa descodificadora implica mesmo uma renda, podendo chegar a 63 euros por ano.

Resultados da análise

Para a concretização deste estudo, a DECO pediu a instalação no mesmo ponto de acesso, depois de selecionados os serviços de fibra ótica e tarifários com televisão, net e telefone e uma velocidade da net anunciada pelos serviços analisados oscila entre 200 e 250 Mbps.

De seguida, um painel de utilizadores de várias faixas etárias e diferentes níveis de experiência testou os serviços durante cerca de um mês. Resumindo e concluindo, todos os serviços assemelham-se no elevado consumo do seu aparelho.

  • Vodafone Fibra 3 Plus, 140 canais, box HD, 200 Mbps

Agradou na maioria dos critérios e foi o serviço com melhor avaliação quanto a interrupções de sinal. Instalação simples, com opções de ordenação de canais e definição de listas de favoritos. Localização de conteúdos intuitiva via guia eletrónico de programas. Inclui menu para gerir privacidade, com explicações. O Consumo dos aparelhos é elevado

  • MEO M3 TV Net Voz Fibra, Pack Standard, 150 canais, 200 Mbps

Sem configuração na primeira utilização, mas com menu para gerir a privacidade a qualquer momento. Permite criar listas de favoritos e ordenar canais de forma simples. Menu de gravações automáticas bem concebido, em que é fácil retomar os programas não terminados. Consumo dos aparelhos elevado. 

  • NOS 3, 150 canais, box UMA TV 4K, 200 Mbps

Permite listas de canais favoritos, mas não de programas ou apps. Não deixa ordenar canais. Fácil acesso a gravações automáticas. Não é possível retomar conteúdos deixados a meio. Pesquisa de conteúdos intuitiva. Único que grava na box programas emitidos. Sem gestão da privacidade. Único com box compatível com 4K, mas, por esta via, só tem um canal. O consumo é elevado.

  • NOWO 140 Canais, box NOWO, TV HD, 250 Mbps

Não tem configuração na primeira utilização, nem deixa ordenar canais. Permite listas de programas e canais favoritos. Não tem opções de gestão da privacidade. A app de acesso ao serviço é bem estruturada. Tem a oferta de canais mais limitada entre os serviços analisados. O consumo dos aparelhos é elevado.

Leia Também: Arranque do 5G fora do plano de resiliência por ser investimento de privados

Campo obrigatório