Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Cidade portuguesa entre as que tem mais trânsito na Europa (não é Lisboa)

Top3 do mundo é constituído por Londres, Dublin e Toronto.

Cidade portuguesa entre as que tem mais trânsito na Europa (não é Lisboa)
Notícias ao Minuto

10:02 - 26/02/24 por Notícias ao Minuto

Auto Carros

O trânsito é um problema comum a todas as cidades. Contudo, há lugares onde os condutores, por mais que tentem e evitem até os horários de pico, não conseguem fugir aos engarrafamentos. É o caso de Londres, no Reino Unido, de Dublin, na Irlanda, e de Toronto, no Canadá.

Estas três cidades estão no Top3 dos lugares com mais trânsito do mundo, de acordo com o índice de tráfego de 2023 da empresa TomTom, fabricante de sistemas de navegação, que analisou 387 cidades em 55 países de um pouco por todo o mundo.

De acordo com a TomTom, que analisou o congestionamento, o tempo médio das viagens que fazem todos os dias os condutores ou a velocidade com que circulam os veículos nos horários de pico, há 80 cidades ao redor do mundo onde os motoristas levam mais de 20 minutos a fazer uma viagem de 10 quilómetros.

Em Londres, por exemplo, os condutores levam, em média, 37 minutos e 20 segundos a percorrer 10 km, mais um minuto do que levavam em 2022 e quase mais dois do que em 2021. Já em Dublin levam 29 minutos e 30 segundos a fazer os mesmos quilómetros e em Toronto 29 minutos.

A situação piora ainda mais nas horas de pico. Todos os dias, nesse intervalo de tempo, os condutores de Londres ficam 1h28 minutos presos no trânsito, a uma velocidade de cerca de 14 km/h, o que dá cerca de 148 horas por ano dentro do carro.

Além de Londres e Dublin, na Europa, os condutores de mais 27 cidades levam mais de 20 minutos a percorrer 10 km, entre os quais o Funchal, em Portugal, com uma média de 21 minutos e 30 segundos.

Já em Lisboa, ao contrário do que se poderia pensar, os condutores levam menos de 20 minutos a percorrer 10 km. A média na capital portuguesa é de 17 minutos e 30 segundos, quase mais dois minutos do que no Porto, onde a média é de 15 minutos e 50 segundos.

Já as cidades que sofrem menos com o trânsito, segundo o El País, são as cidades norte-americanas de Oklahoma, Knoxville, San Diego.

Leia Também: Estrada nacional 222 reaberta ao trânsito em Castelo de Paiva

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório