Meteorologia

  • 27 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 22º

Não levar o carro à inspeção dá multa?

Sim e a coima pode mesmo chegar aos 1.250 euros.

Não levar o carro à inspeção dá multa?
Notícias ao Minuto

09:28 - 14/02/24 por Notícias ao Minuto

Auto Inspeção

Não deveria ser uma novidade para os condutores, mas a ausência de inspeção de um veículo incorre numa violação ao Código da Estrada, uma vez que, como o nome indica, a Inspeção Periódica é obrigatória.

Apesar de já não ser necessário o selo estar visível no para-brisas, é necessário todos os condutores terem consigo a ficha de inspeção do veículo, com o mesmo aprovado.

Se este não for o caso, a multa pode ir dos 250 aos 1.250 euros. O valor da coima é maior no caso de circular com passageiros e/ou mercadorias. 

Se por outro lado já realizou a Inspeção Periódica Obrigatória (IPO), mas não tem a ficha correspondente em sua posse, a multa é de 60 euros.

Quando deve levar o veículo à Inspeção?

Se tem um veículo novo, saiba que a primeira inspeção obrigatória para os automóveis ligeiros de passageiros tem de ser marcada quatro anos após a data da primeira matrícula. Daí em diante é necessário realizar a inspeção de dois em dois anos até o automóvel perfazer oito anos. A partir dessa altura, a inspeção obrigatória passa a ser anual.

Todos os veículos devem ser apresentados às respetivas inspeções até ao dia e mês do registo da matrícula. Se preferir agendar antes pode fazê-lo durante os três meses que antecedem a data e o dia da matrícula.

Nunca se esqueça é dos documentos obrigatórios para a realização da inspeção: livrete ou Documento Único Automóvel (DUA) e a ficha da última inspeção (no caso de ser a primeira inspeção não é necessário este documento).

No que diz respeito a preços, estes aumentaram em 2024. Fique a par dos valores de todas as categorias.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório