Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 20º

Quais os sete modelos da Volkswagen que terão direito ao ChatGPT?

Nova funcionalidade foi apresentada no CES 2024, em Las Vegas.

Quais os sete modelos da Volkswagen que terão direito ao ChatGPT?
Notícias ao Minuto

07:25 - 11/01/24 por Notícias ao Minuto

Auto Volkswagen

Na edição de 2024 do CES, a principal feira de eletrónica do mundo, que decorre entre 9 e 12 de janeiro em Las Vegas (EUA), a Volkswagen apresentou os primeiros veículos equipados com a plataforma de inteligência artificial ChatGPT integrada no assistente de voz IDA.

A Volkswagen será o primeiro fabricante de grande volume a oferecer o ChatGPT como funcionalidade de série. Quando ficará disponível? Segundo a marca, a partir do segundo trimestre de 2024 em muitos dos veículos de produção. 

A pergunta que se está a fazer neste momento, provavelmente, é: Então, quais vão ser os modelos da Volkswagen que vão equipar esta plataforma de Inteligência Artificial? A Volkswagen especificou que são sete os modelos que irão integrar o ChatGPT. Os novos Tiguan, Passat e Golf, assim como os ID.3, ID.4, ID.5 e ID.7.

O assistente de voz da Volkswagen poderá assim ser utilizado para controlar o sistema de informação e lazer, a navegação e o ar condicionado, ou para responder a perguntas de conhecimento geral. No futuro, a Inteligência Artificial (IA) irá fornecer informações adicionais em resposta a perguntas que vão além deste domínio, como parte das suas capacidades em constante expansão.

Como? Para o condutor nada muda. Não é necessário criar uma nova conta, instalar uma nova aplicação ou ativar o ChatGPT. O assistente de voz é ativado dizendo "Olá IDA" ou premindo o botão no volante. O IDA dá automaticamente prioridade à execução de uma função do veículo, à pesquisa de um destino ou à regulação da temperatura. Se o pedido não puder ser respondido pelo sistema Volkswagen, é reencaminhado anonimamente para a IA e será respondido pela voz familiar da Volkswagen.

A marca alemã assegura ainda que o ChatGPT não tem acesso a quaisquer dados do veículo, sendo as perguntas e respostas eliminadas imediatamente.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório