Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Ícone da Lamborghini completa 20 anos de existência

Foi o primeiro desportivo da marca com motor V10.

Notícias ao Minuto

14:02 - 30/07/23 por Ruben Valente

Auto Lamborghini

Foi no Salão Automóvel de Genebra de 2003 que o Lamborghini Gallardo se deu a conhecer pela primeira vez. Na altura, este desportivo ganhou o título de primeiro veículo de produção da marca italiana com um motor V10.

O sucesso comercial aconteceu de imediato e a Lamborghini ia alcançando recordes de vendas. Desde então... já se passaram 20 anos.

A Lamborghini já queria, há alguns anos, construir um desportivo compacto. Em 1987 começou a ser desenvolvido um projeto chamado L140, mas entre ideias e protótipos, nada avançou. Em 1998, a Lamborghini quis fazer um 'reset' e foi a partir daí que o Gallardo nasceu. Isto porque havia duas certezas: o carro tinha de ser compacto e tinha de equipar um bloco V10.

O motor instalado no primeiro Gallardo era um V90 DOHC com 4 válvulas, de 5,0 litros e 10 cilindros, que disponibilizava 500 cv de potência. Ao invés da clássica escolha de um V72, favoreceu-se um ângulo de 90 graus para limitar a altura do motor, assim obtendo-se vantagens na configuração do veículo (isto é, um capô mais baixo e melhor visibilidade traseira), e baixando o centro de gravidade, para uma melhor dinâmica.

"Para que pudesse ser produzido nas quantidades planeadas, o V10 deveria ter um V a 90°, pelo que decidiu-se adotar um pino dividido, do tipo 'split pin', na cambota, que permitia uma ignição regular, ainda que o cárter tivesse cilindros a 90°. O cárter, que, até então, tinha camisas inseridas, e revestidas a Nikasil, foi revisto e redesenhado pelos engenheiros da Lamborghini, para ser fabricado com uma liga de alumínio hipereutético, que permita que a camisa fosse diretamente fundida no alumínio. Tal permitiu que a distância entre os cilindros e, consequentemente, o comprimento do motor, o peso e os custos, fossem reduzidos. Assim nasceu o motor V10 MPI de 5 litros a 90° que foi instalado na primeira série do Gallardo", contou Maurizio Reggiani, diretor técnico da Lamborghini de 2006 a 2022.

Ao longo de 10 anos de produção, o Gallardo foi produzido num grande número de edições especiais, foi vendido em 45 países, e, contando as 32 variantes, alcançou um total de 14.022 unidades produzidas. 

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório