A Dacia informou esta segunda-feira que a partir de março está disponível uma motorização híbrida no Jogger, o modelo da marca romena que é conhecido por estar disponível com opção de sete lugares.
O Jogger Hybrid 140, o primeiro híbrido da Dacia, chega aos concessionários em março, mas os clientes podem antecipar-se e encomendá-lo já a partir de janeiro.
O preço foi revelado pela Dacia e, estando apenas disponível na versão SL Extreme de sete lugares, arranca nos 28.800 euros. A marca afirma que este é o "automóvel familiar híbrido mais acessível do mercado".
Disponível nas seis cores já existentes, para celebrar o lançamento deste híbrido haverá uma versão em cinzento xisto - como se pode ver nas imagens acima.
Equipado com um motor a gasolina de quatro cilindros, com 1,6 litros de capacidade e 90 cv de potência, o Jogger é alimentado ainda por dois motores elétricos (um motor de 50 cv e um motor de arranque/gerador de alta tensão). A potência total é de 140 cv de potência. A caixa de velocidades elétrica é automática, com quatro velocidades, e está acoplada ao motor de combustão, sendo que duas velocidades estão acopladas ao motor elétrico. Esta tecnologia combinada só foi possível, segundo a Dacia, graças à ausência de embraiagem.
Combinada com os níveis de recuperação de energia da bateria de 1,2 kWh (230V) de capacidade e a eficiência da transmissão automática, a travagem regenerativa permite uma propulsão totalmente elétrica em 80% das viagens urbanas e uma poupança de até 40% de combustível, comparado a um veículo com motor de combustão interna.
Leia Também: Dacia Jogger Eco-G Bi-fuel. Experimentámos o de 5 lugares e o GPL...