Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Opel foi fundamental para Schumacher antes da chegada à F1

Em 1990, o piloto alemão conquistou o título na Fórmula 3 do seu país.

Opel foi fundamental para Schumacher antes da chegada à F1
Notícias ao Minuto

15:26 - 07/12/22 por Notícias ao Minuto

Auto Opel

Em 160 anos de história, a Opel teve um papel fundamental na indústria automóvel, mas também no desporto. Há 22 anos, Michael Schumacher venceu o seu primeiro título no Campeonato Alemão de Fórmula 3 ao volante de um Reynard 903. Que motor tinha na traseira do seu monolugar? Um bloco motor Opel de dois litros e 16V.

Este bloco 2.0 16V ganhou um papel importante e evoluiu para se tornar o motor de competição de maior sucesso de sempre. Porquê? Muitas das que viriam a ser as estrelas da Fórmula 1 começaram por aprender os detalhes das corridas com um motor Opel colocado logo atrás deles, sendo exemplos Rubens Barrichello, David Coulthard, Giancarlo Fisichella, Heinz-Harald Frentzen, Mika Häkkinen, Nick Heidfeld ou Ralf Schumacher.

Só na Alemanha, a Opel garantiu um total de 164 vitórias na Fórmula 3 e outros 30 títulos nacionais um pouco por todo o mundo. Jos Verstappen (1993), Jarno Trulli (1996) e Nick Heidfeld (1997) venceram o Campeonato Alemão de Fórmula 3 com motores Opel.

Atualmente, a fabricante alemã aposta no futuro dos ralis através da ADAC Opel e-Rally Cup, a primeira taça de ralis monomarca com automóveis elétricos a nível mundial, disputada com o Opel Corsa-e Rally.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório