Uma conversa com um amigo fez-me despertar uma curiosidade, que deve ser a mesma de muitos condutores: qual as vantagens de levar o automóvel a realizar a revisão nos concessionários da marca? Depois de algum tempo cheguei a várias conclusões.
O facto de o carro ser visto por um especialista em automóveis apenas daquela marca é a primeira das vantagens.
Segundo, todas as peças que serão colocadas na viatura serão originais. Não há espaço para peças sem marca e de fabricantes desconhecidos.
A terceira vantagem descobri após uma breve pesquisa. Quando existe uma atualização do software disponível nos automóveis mais recentes, o concessionário pode fazer essa atualização. Este pode até ser um serviço gratuito, em alguns casos.
Por fim, a última vantagem pode ser vista na hora de vender o seu automóvel. Como comprador, não prefere um carro que tenha sido sempre revisto pela marca? Acaba por ser uma garantia de que está tudo de acordo com os padrões do fabricante.
Porém, como em tudo na vida, nada aqui são só vantagens. A ida a um concessionário da marca tem as suas vantagens, mas tem também os seus custos. Uma simples revisão, em que se coloca um novo óleo e troca apenas o filtro do óleo e do habitáculo, pode custar perto do dobro numa oficina especializada da marca quando comparado com uma oficina não especializada. Afinal de contas, os carimbos de garantia pagam-se e, neste caso, pagam-se bem.