Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Smart #1. Já conduzimos o Smart mais desportivo e potente de sempre

Está disponível por um preço a começar nos 48.450 euros.

Notícias ao Minuto

12:15 - 28/09/22 por Ruben Valente

Auto Smart

A convite da Smart Portugal pudemos conhecer o novo #1 (hashtag 1, lê-se assim), conduzi-lo e tirar proveito de tudo aquilo que este primeiro SUV da marca tem para oferecer.

Com quatro níveis de equipamento - Pro+, Premium, Edição de Lançamento e Brabus - nós experimentámos a versão Premium e a... Brabus. E é precisamente sobre a variante mais potente deste #1 que nos vamos debruçar. Serão necessários 428 cv num SUV que se quer familiar? Necessários talvez não, mas que combinam que nem uma luva neste elétrico, sem dúvida.

Vamos então primeiro às características deste Brabus. Este é o único #1 que apresenta uma potência diferente, dado os dois motores elétricos - colocados à frente e atrás - que dispõe. Mais potência... e menos autonomia. No entanto, nada que belisque no dia a dia. Se a versão com mais autonomia oferece até 440 km, este #1 Brabus confere ao condutor 400 km de autonomia (a bateria é a mesma com 66 kWh de capacidade).

A parte divertida é que dos 0 aos 100 km/h, este carro consegue uma prestação abaixo dos quatro segundos. 3,9 para ser mais concreto.

Notícias ao Minuto

O que o diferencia?

Não é apenas esteticamente que este Brabus é diferente dos restantes #1. Além das jantes Dynamo de 19", das cores distintivas, do volante em Alcântara ou dos pormenores no exterior e interior, esta versão conta com uma carroçaria direcionada para um maior desempenho, um modo de condução 'Brabus' e com tração integral.

Em termos de performance, se os 272 cv das versões 'normais' já era entusiasmante que chegue, ter o dobro da potência à disposição é ainda melhor. Provavelmente, quando pensa num carro virado para o desempenho, não se lembra de um Smart. No entanto, acredite que a partir de agora terá de meter o #1 Brabus na lista dos desportivos a ter em conta.

Notícias ao Minuto

A aceleração é incrível, mas não fica atrás da travagem. Não sendo um desportivo nervoso, este #1 Brabus comporta-se bem em curva, apesar de ficarmos com a sensação que para esta versão a suspensão poderia ser ligeiramente mais rígida. No que diz respeito ao consumo não consegui baixar dos 20 kWh/100 km, mas também procurei sempre mais divertir-me ao volante deste carro, ao invés de privilegiar um bom registo de consumo. E quanto à diversão, essa foi garantida.

De resto, o #1 Brabus tem tudo aquilo que as versões Pro+, Premium e Edição Limitada também têm. Conforto, espaço, tecnologia, inúmeras ajudas à condução e condução autónoma  nível 2+. Tudo isto por uma curta diferença de preço. Está disponível por 48.450 euros e já pode ser encomendado em Portugal a partir de 18 de outubro.

"Estamos entusiasmados por continuar a nossa parceria de duas décadas com a smart na era da mobilidade elétrica. Na BRABUS, queremos ir sempre mais além, queremos mais inovação, mais desempenho, mais exclusividade,
mais diversão - mas também mais segurança, mais ecológica, mais sustentabilidade. A combinação destes fatores faz das nossas duas marcas os parceiros perfeitos", referiu Constantin Buschmann, CEO da Brabus.

Fique com todas as imagens do Smart #1 Brabus na fotogaleria acima.

Leia Também: Smart #1. Já sabemos todos os preços e quando chega a Portugal

Leia Também: Aí está o #1, o primeiro SUV da Smart com 272 cv

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório