O Bentley EXP 15 foi oficialmente apresentado, tratando-se de um carro concetual através do qual o construtor de automóveis de luxo demonstra a sua visão de design para o futuro.
Apesar da inovação, a Bentley também se inspirou nas suas raízes - classificando o EXP 15 como uma interpretação moderna do icónico coupé 'Blue Train' Speed Six Gurney Nutting Sportsman de 1930 que tinha três lugares.
Este é um sedan desportivo que junta tecnologia avançada, exteriores modernos, aerodinâmica e tecnologia. Importa dizer que não há quaisquer planos para passar à produção, ficando-se apenas por uma versão concetual que indica o caminho de design da Bentley - incluindo para o seu primeiro modelo elétrico que deverá chegar em 2026.
De facto, o EXP 15 é pensado como um carro totalmente elétrico de tração integral, com longa autonomia e carregamento rápido. Não há quaisquer detalhes sobre motorizações e baterias, até porque se trata de um concept que nunca chegará a ser um veículo dinâmico.
Exterior
Bentley EXP 15 visto de frente© Bentley
No que toca às linhas exteriores, o Bentley EXP 15 incorpora os cinco princípios de design que orientarão os futuros modelos: 'Elegância Vertical', 'Grelha Icónica', 'Linha Infinita do Capot', 'Besta em Repouso' e 'Escudo Prestigiado'.
Deste modo, é um carro com uma linha vertical curvada na silhueta da parte frontal, uma grelha frontal que se quer icónica, dimensões amplas do capot com uma linha que se estende até ao pilar traseiro. Sendo um carro elétrico, debaixo do capot não existe um motor de combustão, mas sim dois espaços de armazenamento aos quais se acede através de dois painéis noutra referência ao Speed Six.
Por outro lado, a Bentley quer carros que transmitam um caráter musculado e enérgico, mas ao mesmo tempo com "postura geral relaxada e horizontal, sem se inclinar agressivamente para a frente (nem para trás)", segundo o diretor de design exterior, Domen Rucigaj.
A traseira do Bentley EXP 15© Bentley
Quanto ao quinto princípio de design, diz respeito à superfície ampla e limpa que se encontra atrás, com uma porta traseira que inclui o logótipo da Bentley.
A pintura acetinada é num tom dourado Pallas Gold em metal líquido, com detalhes em branco dourado. O Speed Six serve, mais uma vez, de inspiração, graças a elementos em níquel que possuía como as maçanetas e a grelha. A solução de pintura com pigmento de alumínio vai mais além da cosmética: facilita a operação ideal de sistemas de radar e a deteção por sistemas Lidar.
Quatro faixas muito estreitas compõem os faróis dianteiros, que também formam uma moldura para a grelha dianteira acima da qual está o emblema Winged B a iniciar uma 'linha' iluminada que separa as duas metades da grelha.
Interior
O interior invulgar do Bentley EXP 15© Bentley
Por dentro, o Bentley EXP 15 é, também, futurista, com inspiração no passado no Speed Six Gurney Nutting Sportsman de 1930. Assim, tem uma configuração de três portas e três bancos, com a porta do lado do condutor a abrir-se de forma convencional para o condutor entrar.
Sendo que o banco do 'pendura' pode rodar 45º para estar apontado para fora e estar em três posições diferentes, pelo (Co-Pilot no sítio habitual ao lado do condutor, posição traseira Standard ou Relax). Nestes últimos dois casos, é criado um amplo espaço que pode ser aproveitado para transportar um animal de estimação ou bagagem de mão, por exemplo.
A dupla funcionalidade da bagageira do Bentley EXP 15© Bentley
A área de porta-bagagens tem mais funcionalidade. A porta traseira permite acrescentar dois pequenos bancos. Numa solução pensada para festas ao ar livre ou campismo, por exemplo, há um candeeiro físico e um frigorífico com bebidas.
O habitáculo é dominado pelo painel 'Wing Gesture', sendo aplicados materiais como madeira, metal e pedra. Há cinco princípios de design interior: para além de 'Wing Gesture', encontram-se 'Bold Gravitas' respeitante ao uso de materiais de luxo, 'Refúgio de Aconchego' que tem a ver com "a importância de mimar os clientes".
A dimensão 'Detalhes Icónicos' é respeitada através do design das saídas de ar e botões, assim como o acabamento em diamante nos bancos. Já o quinto princípio é 'Fusão Mágica', com um misto de interfaces físicas e digitais.
Assim, o Bentley EXP 15 tem uma versão atualizada do painel giratório da marca, que tanto pode ser um ecrã de infoentretenimento como rodar e dotar o carro de um painel de instrumentos sólido. Um dispositivo com dedos móveis e iluminados, 'Mechanical Marvel', é como que um ecrã de infoentretenimento. Exibe informações como a direção em que o carro se desloca ou o estado da carga elétrica.
Também no interior este Bentley EXP 15 tem aplicados materiais de alta qualidade, como tecido jacquard de seda fina e uma malha metálica Acrylic Couture que cria efeitos 3D quando iluminada. Há materiais retroiluminados nos painéis das portas e outras zonas do automóvel, lã Fox Brothers e acabamentos em titânio impressos a 3D.
Leia Também: Novo Bentayga Speed é o SUV mais potente de sempre da Bentley