Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Imbróglio na Alpine. Anúncio oficial para 2023 acaba com pintura borrada

Oscar Piastri desmentiu Alpine e garantiu que não vai representar a equipa francesa na próxima temporada.

Imbróglio na Alpine. Anúncio oficial para 2023 acaba com pintura borrada
Notícias ao Minuto

08:17 - 03/08/22 por Ruben Valente

Auto Fórmula 1

Eram 17h11 da tarde em Portugal quando a Alpine apresentou, de forma oficial, Oscar Piastri como piloto da equipa de Fórmula 1 para 2023. As reações foram inúmeras, desde fãs, páginas dedicadas a desporto motorizado, a colegas de Piastri na Fórmula 2. Nada fazia prever que, nem duas horas depois, a confusão ia instalar-se.

Piastri, de 21 anos, emitiu um comunicado em todas as suas redes sociais onde foi claro a frisar que não iria correr pela Alpine na próxima temporada. De imediato, não se falou noutro assunto no Twitter em Portugal, por exemplo. A comunidade ligada à Fórmula 1 ficou estupefacta com o que tinha acontecido. O jovem piloto australiano referiu mesmo que a Alpine fez o anúncio oficial sem o seu consentimento.

O dito virou não dito, mas a pergunta que se coloca neste momento é: Para onde irá Piastri? É quase lógico afirmar que o australiano terá lugar na Fórmula 1 na próxima época, caso contrário dificilmente rejeitaria um posto na equipa francesa, tão desejado por tantos outros.

O campeão da Fórmula 3 e da Fórmula 2 mostrou desde cedo uma capacidade fora do comum atrás do volante. Oscar Piastri é um prodígio e isso ficou demonstrado nas fórmulas de promoção, onde já tinha, na altura, o apoio da Alpine. O 'aprendiz' de Mark Webber - é o ex-piloto de F1 que gere a sua carreira - acabou por vencer o Mundial de F2, mas não conseguiu garantir um lugar na Fórmula 1, uma vez que a dupla da Alpine estava fechada. Não era fácil tirar o lugar de Esteban Ocon, muito menos de Fernando Alonso, quando ambos tinham contrato. 

Notícias ao Minuto
Porém, a Alpine quis salvaguardar o talento de Piastri nas suas hostes e colocou-o esta época como piloto de testes. Depois, o desejo de não renovar muito mais anos com Alonso dizia que Piastri iria ser a nova aposta dos franceses. No entanto, o jovem piloto tinha outras ideias.

De acordo com todos os rumores que circulam, Williams e McLaren eram equipas que podiam estar no horizonte para o futuro de Oscar Piastri. E sem qualquer desprimor pela histórica equipa de F1, será que o australiano  trocaria um lugar na Alpine para assinar pela Williams? É difícil de acreditar. Por outro lado, a instabilidade na McLaren podia ser aproveitada... não fosse Daniel Ricciardo ter dito que iria correr pela formação de Woking na próxima temporada, estando Lando Norris mais do que seguro. Contudo, um contrato pode sempre ser rescindido, e isso poderálevar a uma troca de compatriotas.

Piastri deixou uma grande dúvida no ar, até porque a surpresa de ontem, terça-feira, pode não ficar por aqui. Além das referidas equipas acima, que estão no lote das mais prováveis para o jovem piloto, também a Alpha Tauri, a Alfa Romeo ou a Haas têm lugares disponíveis. Será Oscar Piastri capaz de nos surpreender uma segunda vez? Uma coisa é certa, o jovem australiano começou por dar nas vistas e ainda nem começou a sua carreira na Fórmula 1.

Leia Também: Alpine reage à saída de Alonso e promete anúncio para breve

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório