Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Gasolina 95 e 98. Há problema se as misturarmos?

Fique com a resposta.

Gasolina 95 e 98. Há problema se as misturarmos?
Notícias ao Minuto

14:29 - 23/05/22 por Notícias ao Minuto

Auto Combustíveis

Sem perder tempo e respondendo à questão que colocámos no título deste artigo, a resposta é... não. Não há qualquer problema em misturar gasolina de 95 e de 98 octanas.

Conforme relata a Galp, a produção deste dois combustíveis é praticamente idêntica. Eles saem na mesma etapa da torre de refinação, o que muda é apenas a utilização de aditivos como as octanas ou a percentagem de bioetanol. No caso da gasolina 98, esta percentagem pode chegar aos 10%, enquanto que na gasolina 95 anda à volta dos 5%.

Explicado de uma forma simples, a gasolina quanto mais octanas tiver, mais potência poderá ter o veículo.  Quanto maior a octanagem, menor a resistência à compressão. Isto faz com que o veículo tenha um poder de aceleração e uma performance melhor. 

Que gasolina utilizar?

Apesar de à primeira vista, a gasolina 98 ser um combustível mais refinado e que poderá fazer com que o seu automóvel ou moto tenha um rendimento mais elevado, o importante é ver qual o combustível recomendado pelo fabricante do seu veículo.

Em alguns casos, a gasolina 98 fará pouca ou nenhuma diferença e desta forma o aconselhável é a utilização de gasolina 95. Porém, se é dono de um carro desportivo, superdesportivo ou de um motociclo com mais de 125cc, provavelmente a gasolina 98 poderá ser a indicada.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório