Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Ford Puma ST. Um pequeno diabo vestido de verde

Preço da versão ensaiada é de 41.611 euros.

Notícias ao Minuto

07:57 - 09/04/22 por Ruben Valente

Auto Ford

Se é como eu e quando se fala em Ford Puma se lembra do coupé dos anos 90, não estranhe. Apesar de já se terem passado mais de 20 anos, a verdade é que aquele Puma deixou a sua marca. No entanto, a Ford deu-lhe nova vida e o coupé passou a ser um SUV. Uma mudança total, mas que causou impacto, tal como na já longínqua década de 90.

O Auto ao Minuto dispôs então de uma oportunidade para saber o que vale não só o Ford Puma, mas a versão ST que, caso não saiba, foi o primeiro SUV desenvolvido pela Ford Performance para o continente europeu.

Esta versão totalmente desportiva é muito mais musculada do que a normal e logo ao olhar para o Puma percebemos isso. Ele conta com uma grelha redesenhada para uma melhor refrigeração, o splitter incorporado ajuda a que o SUV conte com mais 80% de downforce e conta com um rebaixamento extra de 10mm em relação à versão normal. Na traseira, as mudanças também são visíveis e começam desde logo no spoiler de maiores dimensões. Além disso, o Puma ST conta com um novo difusor e uma dupla saída de escape. Por fim, há que destacar a cor 'mean green', um exclusivo desta versão.

Do exterior passemos para o interior. No habitáculo deixem-me dizer-vos que os bancos desportivos da Recaro - em camurça e pele sintética - fazem toda a diferença e foi logo para onde os meus olhos recaíram. O estilo dinâmico do Puma ST está também ele bem representado no interior, embora os bancos pudessem ser mais largos na sua base. Não querendo mexer com o peso de ninguém, os bancos podem tornar-se menos confortáveis se as pernas não estiverem totalmente à vontade.

Nota também para a manete da caixa de velocidades especial, para o volante desportivo com base plana, que está por baixo do painel de instrumentos digital de 12,3". Quanto ao sistema multimédia conta com um ecrã de 8″ e é importante não nos esquecermos do sistema de som Bang & Olufsen de 10 colunas.

Notícias ao Minuto

Aqui, as duas letras ST fazem toda a diferença. Digo isto não me referindo apenas ao exterior ou ao interior do Puma, mas também ao seu comportamento em estrada e em tudo aquilo que ele oferece.

Com o motor 1.5 EcoBoost de três cilindros, o mesmo do Fiesta ST, a Ford manteve os mesmos 200 cv de potência, mas aumentou em 30 Nm o binário máximo do Puma ST, que passou a ser de 290. O resultado? Uma condução bastante animada.

Desde o momento em que ouvimos o motor ligar-se até que começamos a sentir o pulso a este ST, é pura diversão. "Mas um SUV pode ter uma condução assim tão dinâmica?". Pode, respondo eu. A direção é precisa e a forma como se agarra ao asfalto faz do Puma ST um verdadeiro 'hot SUV'. Este modelo dispõe de quatro modos de condução: Eco, Normal, Desporto e Pista de Corridas. Os mais aventureiros experimentem este modo... garanto que não se irão arrepender. 

Agora, é claro que quanto mais nos divertimos mais gastamos. Em termos de consumo, o Puma ST pode ser uma dor de cabeça, mas a parte boa é que pode igualmente ser um grande amigo. Colocando as coisas de forma resumida, quanto mais divertida quisermos que seja a condução, mais iremos gastar, e vice-versa. O ponto muito positivo é que o Puma ST pode, dadas as suas características, ser o companheiro de todas as viagens. Espaçoso, desportivo, dinâmico, confortável e com pormenores únicos.

Quanto ao preço desta versão arranca nos 37.850 euros. O valor exato do modelo ensaiado, e que pode ver em pormenor nas imagens acima, é de 41.611 euros.

ESPECIFICAÇÕES TECNICAS

  •  

Ford Puma ST 1.5 Ecoboost

MOTOR

Posição Central dianteira
Arquitetura 3 cilindros em linha
Distribuição 2 a.c.c., 4 válv. por cil. (12v)
Alimentação Injeção mista direta/indireta + Turbo + Intercooler
Capacidade 1499 cm3
Potência 200 cv
Binário 290 Nm

TRANSMISSÃO

Tração Dianteira
Caixa de velocidades Caixa manual de seis velocidades

DIMENSÕES E CAPACIDADES

Comp. x Larg. x Alt. 4226 mm x 1805 mm x 1533 mm
Distância entre eixos 2588 mm
Capacidade da mala 456 litros (1216 litros)
Rodas FR: 225/40 R19; TR: 225/40 R19
Peso 1358 kg

PRESTAÇÕES E CONSUMOS

Velocidade máxima 220 km/h
0-100 km/h 6,7s
Consumo misto 6.8 l/100 km
Emissões CO2 155 g/km

8.5

0-10

{{ config('app.name') }}

ANÁLISE {{ config('app.name') }}

  •  

Se pretende um carro com um forte desempenho, gosta do look desportivo e, ao mesmo tempo, precisa de espaço para a família? Este Puma ST assenta na perfeição. Os consumos podem ser positivos e as sensações na estrada estão garantidas.

  • {{ config('app.name') }}Versatilidade
  • {{ config('app.name') }}Comportamento em estrada
  • {{ config('app.name') }}Potência do motor na medida certa
  • {{ config('app.name') }}Base dos bancos dianteiros poderia ser mais larga
  • {{ config('app.name') }}Diferença de preço comparando à versão de entrada de gama
  • {{ config('app.name') }}Suspensão poderia ser melhorada

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório