Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Lancia Flaminia da presidência voltou a sair à rua em Itália

Desde 1961 que o Lancia Flaminia é o carro da presidência.

Notícias ao Minuto

10:29 - 08/02/22 por Notícias ao Minuto

Auto Lancia

Já lá vão 61 anos desde que o Lancia Flaminia se tornou o carro presidencial em Itália. Utilizado nas tomadas de posse dos últimos 10 Presidentes da República Italiana, tal como nas comemorações do Dia da República festejado a 2 de junho em Itália, o Lancia Flaminia é ainda utilizado em visitas de políticos e Chefes de Estado.

Na semana passada voltámos a vê-lo a propósito da tomada de posse de Sergio Mattarella, que foi eleito para um segundo mandato. Partindo do Palazzo Montecitorio com o novo juramento perante as duas Câmaras do Parlamento Italiano, a histórico Lancia rumou depois à Piazza Venezia, continuando com um tributo ao Monumento ao Soldado Desconhecido, para terminar a viagem no Palazzo del Quirinale, residência oficial do Presidente.

Já lá vão uns aninhos desde que o Flaminia foi apresentado. Decorria o ano de 1957 quando no Salão de Genebra foi apresentado como sucessor do Lancia Aurelia. Debaixo do capô, o bloco V6 de 2,5 litros deixava antever que este seria um modelo histórico para a marca.

A versão que está desde 1961 como viatura oficial da presidência foi produzida nesse mesmo ano por Pinin Farina e ficou conhecida com '335'. Tratava-se de uma versão descapotável, maior no seu comprimento, que foi usada pela primeira vez pelo então Presidente Giovanni Gronchi, que o elegeu como viatura oficial.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório