Cerca de 1.200 (e novos) pneus para o início do WRC. Pirelli explica tudo

Campeonato do Mundo de Ralis arranca esta quinta-feira.

FIA World Rally Championship Monte Carlo - Day Two

© Getty Images

Notícias ao Minuto
19/01/2022 07:20 ‧ 19/01/2022 por Notícias ao Minuto

Auto

WRC

O lendário Rali de Monte-Carlo marcará a estreia dos carros de rali com motores híbridos no WRC. Esta mudança história impôs um desafio à Pirelli, marca fornecedora de pneus do WRC pelo segundo ano consecutivo, que otimizou a linha completa de pneus para responder aos carros de nova geração com um torque instantâneo superior. 

Haverão três tipos de pneus Pirelli WRC: P Zero e P Zero Cinturato para asfalto, Scorpion para gravilha e Sottozero para neve e gelo. 

Os pneus de asfalto e de neve serão vistos no Mónaco, durante esta semana. O novo J1B (evolução do pneu J1A do pneu passado), pneu de gelo, criado para a Suécia terá a sua estreia na segunda ronda, antes de vermos em ação, pela primeira vez, o novo pneu de gravilha, em Portugal. 

Os novos pneus Scorpion duros e macios também seguiram esta tendência de evolução e, por isso, foram denominados de WRC H A e WRC S A, respetivamente. 

"Desde o ano passado embarcamos num programa de desenvolvimento abrangente para alinhar os nossos pneus com as novas exigências do desporto. Em particular, a estrutura do pneu foi reforçada para conseguir responder aos cerca de 100 a 120 kg de peso extra. Nesta edição do Rali de Monte-Carlo, a escolha dos pneus pode ser ainda mais relevante do que habitualmente, já que existem maiores exigência de aderência para conseguir aproveitar os 100 kW extras de energia elétrica disponíveis. Contudo, é exatamente essa a maior incógnita: entender como e quando cada piloto será capaz de conservar e utilizar essa energia extra ao longo de uma etapa inteira. Aproveitar ao máximo toda a potência e energia disponíveis de forma eficaz será a chave para vencer o rali", disse Terenzio Testoni, responsável Pirelli no WRC.

A Pirelli vai transportar cerca de 4.000 pneus para Monte-Carlo, dos quais cerca de 1200 serão para a classe superior. Cada um dos pilotos do Rally1 receberá 80 pneus e poderá até 38 pneus durante o rali.

Leia Também: WRC: Era híbrida arranca à procura de novo 'rei'

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas