Foi-nos proposto um desafio e, de pronto, aceitámo-lo: Andar de trotinete elétrica, mais concretamente numa Xiaomi Mi Electric Scooter 3, durante uns dias e experimentá-la como uma forma de mobilidade diferente.
O Auto ao Minuto fez-se então à estrada ou, melhor dizendo, às ciclovias e temos que o dizer: ficámos surpreendidos. Com um máximo de 25 quilómetros por hora, a velocidade que atinge é bastante satisfatória para uma locomoção rápida e eficaz. Podemos realizar qualquer tarefa num curto espaço de tempo, se o trajeto, claro, não for muito longo. Percorrer um, doisou três quilómetros em cima da Xiaomi Mi Electric Scooter 3 pode ser divertido e, por vezes, bem menos stressante que uma viagem curta de automóvel. É um duelo entre o 'entrar, colocar cinto, ligar o carro, enfrentar o trânsito' vs. 'pegar na trotinete e andar'.
Sim, pode ser simples assim realizar tarefas como ir aos CTT, comprar qualquer coisa de última hora no supermercado, ir ao multibanco pagar contas. Enfim, tudo o que dispense uma viagem longa de carro. Se pensarmos bem pode até servir como meio de transporte no nosso dia-a-dia. Por exemplo, desloca-se para o trabalho de carro e transportes públicos? A distância que percorre na sua viatura é curta? Ir de trotinete pode ser uma opção viável graças à autonomia máxima de 30 km que esta Xiaomi Mi Electric Scooter 3 oferece, tal como à sua facilidade de transporte (pesa apenas 13.2kg).
Disponível desde 449,99 euros, esta trotinete tem características únicas como um sistema sofisticado de cruise control e recuperação de energia cinética, um sistema E-ABS na roda dianteira, tal como um novo sistema de travagem regenerativa e a disco na roda traseira. Equipada com um motor elétrico de 600w, a Xiaomi Mi Electric Scooter 3 conta ainda com pneus de 8,5' anti derrapagem e absorção de choque.
Para um uso mais intuitivo e fácil, pode ainda ligá-la e sincronizá-la à App Mi Home para saber todos os percursos que realizou.