Há quatro coisas que nunca deve fazer à embraigem

Tenha atenção à saúde do seu carro.

pedais carro

© Getty Images

Notícias ao Minuto
18/10/2021 13:01 ‧ 18/10/2021 por Notícias ao Minuto

Auto

Embraiagem

Cada embraiagem pode durar mais ou menos quilómetros, dependendo sempre do cuidado que temos com ela. Há comportamentos que não devemos ter para o bem do nosso veículo e a embraiagem, como componente de desgaste, requer alguns cuidados.

Passamos, por isso, em análise alguns pontos que nunca deve fazer enquanto conduz.

  • Conduzir com o pé na embraiagem - Sempre que quer aumentar ou diminuir uma relação coloca-se o pé esquerdo no pedal da embraiagem. Este é o único momento em que o deve fazer. Nunca se deve colocar o pé na embraiagem para estar mais confortável numa curva ou para ganhar velocidade. É errado, desgasta e pode trazer consequências para o sistema de transmissão.
  • Mudar relações de forma progressiva - Deve ser passar de segunda para terceira, de terceira para quarta e por aí em diante. Quando reduz, a lógica é a mesma. Claro que numa travagem brusca terá de reduzir, provavelmente, de quarta para primeira. Porém, sempre que possa, faça-o de forma progressiva para garantir que as peças da embraiagem funcionam corretamente, tal como para poupar mais algum combustível.
  • Não arranque numa mudança que não a primeira. Se arrancar em piso plano na segunda relação está a desgastar a embraiagem do seu automóvel sem qualquer necessidade.
  • Não desligue a viatura com uma mudança engrenada. O correto a fazer é desligar o automóvel e já com o motor parado, engrenar a mudança (a primeira ou a marcha atrás, caso a viatura esteja numa descida), e acionar ou puxar o travão de mão.

Por fim, sugerimos ainda que reveja periodicamente o estado da sua embraiagem quando vai à revisão, por exemplo. Poderá evitar problemas de maior se for fazendo o check-up aos componentes do seu automóvel de forma regular.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas