Meteorologia

  • 02 DEZEMBRO 2021
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 15º

Edição

Há quatro coisas que nunca deve fazer à embraigem

Tenha atenção à saúde do seu carro.

Há quatro coisas que nunca deve fazer à embraigem

Cada embraiagem pode durar mais ou menos quilómetros, dependendo sempre do cuidado que temos com ela. Há comportamentos que não devemos ter para o bem do nosso veículo e a embraiagem, como componente de desgaste, requer alguns cuidados.

Passamos, por isso, em análise alguns pontos que nunca deve fazer enquanto conduz.

  • Conduzir com o pé na embraiagem - Sempre que quer aumentar ou diminuir uma relação coloca-se o pé esquerdo no pedal da embraiagem. Este é o único momento em que o deve fazer. Nunca se deve colocar o pé na embraiagem para estar mais confortável numa curva ou para ganhar velocidade. É errado, desgasta e pode trazer consequências para o sistema de transmissão.
  • Mudar relações de forma progressiva - Deve ser passar de segunda para terceira, de terceira para quarta e por aí em diante. Quando reduz, a lógica é a mesma. Claro que numa travagem brusca terá de reduzir, provavelmente, de quarta para primeira. Porém, sempre que possa, faça-o de forma progressiva para garantir que as peças da embraiagem funcionam corretamente, tal como para poupar mais algum combustível.
  • Não arranque numa mudança que não a primeira. Se arrancar em piso plano na segunda relação está a desgastar a embraiagem do seu automóvel sem qualquer necessidade.
  • Não desligue a viatura com uma mudança engrenada. O correto a fazer é desligar o automóvel e já com o motor parado, engrenar a mudança (a primeira ou a marcha atrás, caso a viatura esteja numa descida), e acionar ou puxar o travão de mão.

Por fim, sugerimos ainda que reveja periodicamente o estado da sua embraiagem quando vai à revisão, por exemplo. Poderá evitar problemas de maior se for fazendo o check-up aos componentes do seu automóvel de forma regular.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório