Dentista revela os erros que todos cometemos ao lavar os dentes

A rotina já é tão automática, que praticamente nem damos conta do que estamos a fazer. Mas será que sabe lavar corretamente os dentes?

© iStock

Lifestyle Saúde oral 16/04/24 POR Notícias ao Minuto

É daquelas pessoas que bochecha a boca com água após a lavagem do dentes e, no final, ainda pensa 'é melhor do que nada'? O que não sabe é que isso constitui um perigo para a saúde oral.

PUB

O dentista Andrej Bozic, da Dentum, explica ao Daily Express que esse hábito pode deixar os dentes vulneráveis a cáries e outros problemas dentários. "Não é benéfico e, na verdade, impede que a pasta de dentes seja eficaz", diz. Enxaguar a boca com água elimina o fluoreto, que é o ingrediente mais importante da pasta de dentes e ajuda a reduzir as cáries e a fortalecer o esmalte", elucida, sublinhando que é a camada de espuma formada pelos dentífricos que protege.

Leia Também: Médica diz-lhe o que fazer já hoje para evitar demência no futuro

Andrej Bozic acrescenta que mesmo um antisético deve ser utilizado antes de lavar os dentes. "Tal como a água, pode anular os efeitos do flúor. É preferível reservar a sua utilização para outras alturas do dia, como depois das refeições ou lanches, e até mesmo antes da escovagem."

Para uma boa higiene oral, recomenda a lavagem dos dentes duas vezes por dia. "Uma vez de manhã e outra antes de ir dormir", diz. Além disso, a escovagem deve durar dois minutos. "A maioria das escovas de dentes eléctricas têm temporizador, mas se a sua não tiver, configure dois minutos no telemóvel ou, se lhe apetecer, 'cante' uma música como 'All Shook Up', de Elvis Presley."

Leia Também: Inimigo silencioso. Sinais nada óbvios a que deve prestar muita atenção

Certifique-se também que lava os dentes antes do pequeno-almoço. "Lavar os dentes logo de manhã auxilia no início da produção de saliva, que ajuda a decompor os alimentos e elimina naturalmente as bactérias nocivas na boca. Também ajuda a eliminar o mau hálito matinal."

Após as refeições, deve aguardar 30 minutos antes de escovar os dentes. Segundo o dentista Andrej Bozic, "é a melhor forma de garantir que protege os seus dentes e não está alterar o esmalte, especialmente se tiver comido algo ácido. Ao escovar imediatamente, pode correr o risco de cobrir os dentes com restos de alimentos ácidos, o que pode enfraquecer o esmalte".

Lembre-se ainda que "as bactérias acumulam-se entre as papilas gustativas e outras estruturas da língua e são quase impossíveis de remover apenas com a lavagem". "Esta acumulação não só é má para o odor da boca como também pode levar a outros problemas de saúde oral, pelo que escovar a língua com uma escova de dentes ou um raspador de língua é fundamental para uma boa saúde oral", remata.

Leia Também: Sensação de fadiga constante é sinal de carência de nutriente essencial

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

desporto Mundial'2030 Há 20 Horas

FIFA ameaça deixar Portugal e Marrocos sozinhos na organização do Mundial

lifestyle Signos Há 18 Horas

Veja se é um dos signos que vai começar maio com os bolsos cheios

tech Espaço Há 20 Horas

Nova fotografia de sonda mostra 'aranhas' na superfície de Marte

tech Apple Há 20 Horas

Carrega o iPhone à noite? A Apple tem um aviso (importante) para si

mundo Casamento Há 20 Horas

Golden retriever rouba as atenções no casamento dos donos

lifestyle Dicas de limpeza Há 20 Horas

Tem na casa de banho o produto que deixa a máquina da roupa a brilhar

pais Justiça Há 20 Horas

MP pede pena de prisão para Madureira por agressões a agentes da PSP

lifestyle Saúde oral Há 23 Horas

Sorriso sempre branco? Sete dicas que vão fazer toda a diferença

pais Carcavelos Há 19 Horas

Quinta dos Ingleses. Ocupantes "desistiram de procurar imóvel acessível"

lifestyle Cérebro Há 22 Horas

Chás e infusões que vão ajudá-lo a fortalecer a memória