Fortalecer o sistema imunitário no inverno? Com estas dicas é simples

Tome nota.

© Shutterstock

Lifestyle Saúde 29/01/23 POR Notícias ao Minuto

Com menos horas de sol e temperaturas mais baixas, é normal que, no inverno, o corpo esteja mais vulnerável a diferentes tipos de doenças e vírus. Por isso, torna-se muito importante apostar na prevenção e, consequentemente, reforçar o sistema imunitário. 

PUB

Ao ter isto em conta, o Urban Sports Club,  subscrição desportiva de mensalidade fixa, reuniu uma lista com dicas que vão ser muito úteis, nos próximos meses.

Leia Também: Beba este sumo de cinco ingredientes, o seu fígado agradece

1.º- Alimentação equilibrada

"Comer de forma equilibrada, garantindo o consumo de legumes, frutas, e cereais, evitando as gorduras saturadas e o álcool em excesso, é um passo essencial no reforço do sistema imunitário."

"Além disso, uma dieta rica em antioxidantes (substância capaz de reduzir a oxidação das células) - como tomate, morango, feijão, aveia entre outros - terá impacto no desenvolvimento de glóbulos brancos, muito importantes para a destruição de bactérias nocivas."

2.º- Exercício físico regular

"A atividade física regular tem benefícios no fortalecimento da resposta endógena antioxidante do corpo e atrasa o 'envelhecimento' do sistema imunitário."

Aliás, "a Organização Mundial de Saúde recomenda 30 minutos por dia de atividade física, desde intensa - como a prática de uma modalidade - a moderada - como uma caminhada por dia".

Leia Também: Alimentos que vão ser 'aliados' do sistema imunitário durante o inverno

3.º- Consumo de vitaminas

As "mais importantes para o reforço imunitário são as vitaminas C, D e A". No geral, a "alimentação pode ajudar a obter estes contribuintes vitais, através de alimentos como peixe, carnes vermelhas, citrinos, legumes, entre outros".

"No entanto, se não for possível obter estas vitaminas através da dieta diária, um suplemento multivitamínico poderá ser uma opção a ter em conta. Este deve ser aconselhado pelo médico ou nutricionista após avaliação de cada pessoa e respetivas análises."

4.º- Dormir bem e descansar

"O sono tem um papel muito importante na nossa imunidade. Os especialistas afirmam que dormir frequentemente menos de seis horas desarma o sistema imunitário. Sendo um processo fisiológico com características de recuperação, regulação e proteção, o sono afeta muitas funções imunitárias e produz proteínas importantes para a defesa do corpo. O número de horas aconselhado para um sono regenerador é entre sete a nove."

5.º- Hidratação

Como o corpo humano "é constituído por 60% a 70% de água, mantermo-nos hidratados é essencial ao bom funcionamento corporal. A água no corpo desempenha um papel de extrema importância no transporte de nutrientes, na eliminação de resíduos e na regulação da temperatura corporal. A quantidade de água recomendada por dia está entre os 1,5 e os três litros."

Leia Também: Reforce o sistema imunitário com estes ingredientes

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Ucrânia/Rússia Há 18 Horas

"Quem causou a fome?" Rússia espalha 20 toneladas de cereais em estrada

fama Sandrina Pratas Há 22 Horas

Sandrina Pratas lamenta gozo com nome do filho: "Fico mesmo triste"

desporto Atletismo Há 19 Horas

Caso de assédio na Meia-Maratona de Lisboa: "Fiquei muito desconfortável"

fama Carolina Deslandes Há 14 Horas

Carolina Deslandes para 'ex' e pai dos filhos: "Escolher-te-ia mil vezes"

pais Armando Varela Há 18 Horas

Antigo presidente da Câmara de Sousel morre em despiste de motociclo

desporto Seleção nacional Há 10 Horas

Pepe dispensado dos trabalhos da seleção nacional por lesão

fama Rei Carlos III Há 16 Horas

Coroação. Charlotte e Louis não ficarão de fora e terão estes 'papéis'

lifestyle Dicas de limpeza Há 17 Horas

É assim que devia estar a limpar as tábuas de madeira

lifestyle Saúde Há 12 Horas

Se tem má circulação nas pernas, aposte nestes exercícios

fama Marco Paulo Há 21 Horas

Saúde piorou? SIC faz emissão especial dedicada a Marco Paulo