Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 26º

Costa apresenta "protesto formal" contra José Rodrigues dos Santos

O secretário-geral do PS apresentou um "protesto formal" à direção da RTP sobre o que diz ser o "comportamento inaceitável" do jornalista José Rodrigues dos Santos em torno de uma peça envolvendo o futuro deputado socialista Alexandre Quintanilha.

Costa apresenta "protesto formal" contra José Rodrigues dos Santos
Notícias ao Minuto

15:48 - 08/10/15 por Lusa

Política António Costa

António Costa, segundo fonte do gabinete do líder do PS, "já transmitiu à direção da RTP um protesto formal pelo comportamento inaceitável" de José Rodrigues dos Santos no Telejornal de quarta-feira, e o socialista exige "um pedido de desculpas e uma tomada de posição pública da RTP sobre o assunto".

Em causa está uma peça no Telejornal em torno dos deputados mais velhos da próxima legislatura, e onde o apresentador do espaço informativo usou uma referência no feminino para descrever Alexandre Quintanilha, que foi cabeça de lista pelo PS no Porto nas eleições legislativas e é homossexual assumido.

A direção de informação da RTP esclareceu já que se tratou de um "um erro não intencional" a referência no feminino, pelo apresentador José Rodrigues dos Santos, quando falava do deputado Alexandre Quintanilha, a quem já foram pedidas desculpas.

"No Telejornal de ontem [quarta-feira], por lamentável equívoco, decorrente de um erro não intencional, foi referido que o deputado mais velho eleito [Alexandre Quintanilha] para o parlamento era uma mulher", explica a direção de informação liderada por Paulo Dentinho.

"Na verdade, esta associação aconteceu porque na peça fazia-se referência a uma mulher eleita pelo Bloco de Esquerda, uma pensionista de 68 anos. O apresentador [José Rodrigues dos Santos], quando lançou a reportagem, acreditou que se tratava da mesma pessoa", esclarece.

E acrescenta ainda: "Os erros são sempre de evitar, mas como qualquer pessoa que trabalha no jornalismo, ou em qualquer outra profissão, sabe, por vezes acontecem. De qualquer modo, a reportagem esclareceu de imediato o erro ao mostrar que o deputado de 70 anos era na realidade um homem", adianta.

O diretor de informação da RTP já "falou pessoalmente com o visado, a quem apresentou as desculpas pelo facto".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório