Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

"PS vai ter um papel central no sistema político"

Fernando Medina está certo de que António Costa “é a pessoa que está melhor posicionada para liderar o PS” e acredita que o partido assume um papel central.

"PS vai ter um papel central no sistema político"
Notícias ao Minuto

23:07 - 06/10/15 por Notícias Ao Minuto

Política Fernando Medina

Em comentário na TVI24, Fernando Medina disse entender, no panorama pós-eleitoral, que o Partido Socialista “vai ter um papel central no sistema político português”, sendo “António Costa a pessoa que está melhor posicionada para liderar o partido nestas circunstâncias”.

O papel fundamental do partido é justificado pelo presidente da Câmara de Lisboa não só por a coligação PSD/CDS não ter conquistado maioria absoluta, mas por “os partidos à esquerda do PS, mesmo tendo subido, não terem poder para nenhuma decisão relevante em sede parlamentar”.

“O PS é partido europeísta, respeitador dos tratados, e simultaneamente um partido que tem uma política alternativa”, congratulou-se Fernando Medina, certo de que o principal partido da oposição (tendo em conta a composição atual da Assembleia) tem de ser, no futuro, “absolutamente inequívoco e escrupuloso relativamente aos compromissos europeus” para “não abrir nenhuma brecha na sua credibilidade”.

O cenário pós-eleitoral é, na perspetiva do socialista, “de grande complexidade”. Se, por um lado, os portugueses se “afastaram muito daquilo que aconteceu em alguns países europeus (avanços de extrema direita ou extrema esquerda), não deram maioria absoluta à coligação Portugal à Frente.

Esta realidade é encarada por Fernando Medina como um “sinal claro de que deve haver uma mudança que consiste no abandono da política de austeridade em favor de uma política mais amiga do emprego, da proteção dos rendimentos e dos serviços públicos”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório