Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

É "crucial" meta conseguida para interconexões, diz Passos

O primeiro-ministro português considerou hoje "crucial" para Portugal o acordo conseguido na cimeira quanto às metas nas interligações de eletricidade e gás e disse que deverá sair financiamento para essas infraestruturas do pacote de investimento da próxima Comissão Europeia.

É "crucial" meta conseguida para interconexões, diz Passos
Notícias ao Minuto

17:38 - 24/10/14 por Lusa

Política Conselho Europeu

"A existência de metas de interligações é crucial para o nosso país e, cremos, para Espanha, para os países bálticos e para realização do Mercado Europeu de Energia", disse hoje Passos Coelho aos jornalistas, no final da cimeira europeia, em Bruxelas.

O acordo sobre energia e clima alcançado na cimeira europeia que hoje terminou prevê uma meta para as interconexões (de 10% até 2020 e de 15% até 2030, tal como defendia Portugal), apesar de não referir que essas metas são vinculativas.

Portugal pôs as interconexões na agenda desta cimeira e partiu para a reunião a pedir que o acordo incluísse metas de interconexões "de forma decisiva", já que a anterior meta (indicativa, de 10%), estabelecida em 2002, ficou longe de ser respeitada no caso da Península Ibérica, já que as interligações rondam atualmente apenas os 1,5% da capacidade instalada.

Passos Coelho disse hoje que não iria perder tempo "à volta de linguagem" e garantiu que o acordado não são "vagas promessas", mas metas que terão de ser cumpridas e que irão ser fiscalizadas pela Comissão Europeia.

De modo a garantir o cumprimento do acordo alcançado, o primeiro-ministro disse que agora a Comissão ficou de "avaliar a forma de concretizar esses projetos", sobretudo do ponto de vista financeiro, mas garantiu que não faltará investimento quer público, quer privado.

Passos afirmou que falou com o presidente eleito da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, que "se disponibilizou para incluir no pacote de 300 mil milhões de euros este tipo de projetos de interconexões", para que Portugal e Espanha se possam ligar ao mercado europeu de energia e aumentar a exportação de energia.

A interconexão das redes permite o transporte de eletricidade e de gás sendo que atualmente a Península Ibérica é considerada uma 'ilha energética' devido às baixas interconexões existentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório