Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Metade dos candidatos em fim de mandato quer ir para Assembleia

Cerca de metade dos presidentes de Câmara que perdem, este ano, o direito de se recandidatar àquele cargo, estão a optar por concorrer à Assembleia Municipal, avança o Público, que escreve que este fenómeno é mais comum nos distritos do interior do País.

Metade dos candidatos em fim de mandato quer ir para Assembleia
Notícias ao Minuto

07:56 - 26/09/13 por Notícias Ao Minuto

Política Autárquicas

A poucos dias das eleições, já se começam a fazer contas face à forma como vão funcionar as autarquias, escreve o Público.

Dos ainda presidentes de Câmara, num total de 308, cerca de 138 perdem, este ano, o direito de se recandidatar àquele cargo, devido à lei da limitação de três mandatos consecutivos. No entanto, este não é o fim da vida política para metade deles, que insistem em participar dessa forma nas suas localidades: 68 candidatos concorrem pelo mesmo partido à presidência da Assembleia Municipal, no mesmo concelho.

Em declarações ao Público, o politólogo António Costa Pinto referiu que esta “é uma forma de sobreviverem politicamente no partido e de manterem a sua influência política a nível local”, adiantando que esta tendência “é tanto maior quanto mais nos aproximamos da esfera local”.

Desta forma, de acordo com dados divulgados por aquele jornal, é nos distritos de Viseu, Vila Real, Guarda, Bragança, Santarém e Évora que se registam mais situações. É ainda o PS que tem mais candidatos nestes termos, seguido pelos sociais-democratas e pela CDU.

O também investigador na área política Carlos Jalail sublinhou que em causa estão “normalmente, figuras que dedicaram toda a carreira à política e não têm perspectiva de carreira a outro nível”, o que “não é necessariamente negativo” visto que “se de quatro em quatro anos tivéssemos uma renovação total, perderíamos uma continuidade e experiência acumulada", rematou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório