Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Anacom determina suspensão dos indicativos da Euro da Sorte

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) anunciou hoje que determinou a suspensão imediata dos indicativos 68954 e 68955 usados pela Euro da Sorte, empresa que presta serviços de valor acrescentado baseados no envio de mensagem.

Anacom determina suspensão dos indicativos da Euro da Sorte
Notícias ao Minuto

07:01 - 23/03/16 por Lusa

País Decisão

"A urgência desta decisão visa evitar que a empresa continue a lesar os consumidores", justifica o regulador das telecomunicações em comunicado.

"Na sequência de ações de fiscalização realizadas pela Anacom, desencadeadas por reclamações recebidas, verificou-se que foram enviadas, em janeiro e fevereiro, 35.337 mensagens de valor acrescentado (com custo unitário de 2,99 euros + IVA), por ordem da Euro da Sorte, tendo em vista a participação num concurso, havendo fortes indícios que os destinatários não confirmaram a solicitação do serviço", adianta a Anacom.

A lei obriga à existência de uma manifestação expressa por parte dos consumidores.

"Tendo verificado indícios de incumprimento da legislação, a Anacom deu à empresa um prazo de 10 dias úteis para adotar as medidas determinadas pelo regulador e para demonstrar" ao regulador que as tinha aplicado.

Caso a empresa não cumpra as medidas em causa, a Anacom poderá avançar com a revogação do direito de utilização dos indicativos de acesso e até do registo como prestador de serviços de valor acrescentado com base no envio de mensagem, ficando a Euro da Sorte impedida de continuar a exercer a sua atividade.

"A Anacom comunicou esta decisão ao prestador do serviço de suporte, para que este bloqueie os indicativos de acesso da Euro da Sorte", adianta o regulador liderado por Fátima Barros.

O regulador adianta que vai dar conhecimento da sua decisão ao Ministério Público, Direção-geral do Consumidor, Ministério da Administração Interna e à Comissão Nacional de Proteção de Dados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório