Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Porto: Quatro dos 23 traficantes detidos ficam em prisão preventiva

A PSP do Porto informou hoje que de entre os 23 alegados traficantes de droga detidos na terça-feira, quatro ficaram em prisão preventiva, outros quatro em prisão domiciliária e os restantes estão obrigados a apresentações periódicas em departamento policial.

Porto: Quatro dos 23 traficantes detidos ficam em prisão preventiva
Notícias ao Minuto

15:28 - 12/02/16 por Lusa

País PSP

"Em razão das detenções no passado dia 09 de fevereiro, de 23 indivíduos, por suspeita da prática de crimes relacionados com o tráfico de estupefacientes (...), verificou-se a aplicação das medidas de coação de prisão preventiva para quatro dos suspeitos, prisão domiciliária para outros quatro e apresentações periódicas em departamento policial para os restantes suspeitos", lê-se numa nota de imprensa enviada hoje à Lusa.

A investigação da PSP do Porto prolongou-se por dois anos e culminou na terça-feira transata com a detenção de 23 pessoas suspeitas de tráfico de droga e na apreensão de mais de sete mil doses de haxixe e 112 doses de cocaína, depois de 47 buscas domiciliárias e três não domiciliárias em aglomerados habitacionais nas áreas das cidades do Porto, Vila Nova de Gaia e Lourosa.

Os detidos têm idades entre os 24 e os 64 anos de idade, e alguns elementos pertencem a uma família e que seria o "núcleo duro" da rede de tráfico.

Em declarações aos jornalistas, o comissário da PSP do Porto Afonso Sousa explicou, na quarta-feira, que a investigação relativa ao tráfico de estupefacientes incidiu numa família de Vila Nova de Gaia, mais concretamente da zona do Areinho, e que essa família era "o núcleo duro do grupo organizado".

O trabalho da polícia envolveu cerca 250 elementos da Divisão de Investigação Criminal (DIC) da PSP do Porto, e da Força destacada da Unidade Especial de Polícia do Corpo de Intervenção e do Grupo Operacional Cinotécnico, resultando na detenção de 23 pessoas: 11 em flagrante delito e 12 por mandado de detenção fora de flagrante delito.

A polícia apreendeu haxixe suficiente para 7.249 doses individuais, cocaína suficiente para 112 doses individuais, liamba para cerca de 23 doses individuais, 66 mil euros em numerário, 57 peças de ourivesaria, nove viaturas, 50 telemóveis, duas armas de fogo (uma pistola de calibre 7.65 e uma pistola de calibre de nove milímetros), 394 munições de diversos calibres e outros objetos utilizados na venda direta de droga, informaram as autoridades.

No decorrer dos dois anos de inquérito foram feitas várias diligências que tinham já resultado em seis detenções e na apreensão de 10 mil doses de haxixe e 1.500 doses de cocaína.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório