Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Sindicato do Ensino Superior vai emitir parecer sobre futuro da FCT

O Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESup) vai, à semelhança das universidades e dos institutos politécnicos, dar um parecer sobre o perfil da nova liderança e intervenção da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), informou hoje o presidente.

Sindicato do Ensino Superior vai emitir parecer sobre futuro da FCT
Notícias ao Minuto

19:23 - 07/01/16 por Lusa

País Presidentes

António Vicente esteve hoje reunido com o ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Manuel Heitor.

À Lusa, o dirigente sindical disse que, por iniciativa da tutela, o SNESup foi chamado a emitir um parecer sobre o futuro da FCT, principal entidade, na dependência do ministério, que financia a investigação em Portugal.

Também o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) foram convidados a dar um parecer, indicou na terça e na quarta-feira o ministro, após reuniões com os seus representantes.

A serem feitos, os pareceres do CRUP, do CCISP e do sindicato dos docentes e investigadores universitários vão juntar-se às recomendações que saírem de um grupo de reflexão criado em dezembro, e formado por 38 cientistas, sobre o futuro da FCT.

Este grupo de trabalho, constituído por iniciativa da tutela, tem, até 22 de janeiro, para apresentar conclusões.

Manuel Heitor disse anteriormente à Lusa que espera que a nova direção da FCT, por si nomeada, seja conhecida durante o primeiro trimestre de 2016, depois de analisadas as recomendações do grupo de reflexão, a que acrescem agora os pareceres do SNESup, do CRUP e do CCISP.

A direção da FCT pediu ao ministro da Ciência, a 29 de dezembro, dois dias antes do fim do seu mandato, para ser substituída, preferencialmente antes do prazo para tal ser feito, e que acaba em março, argumentando com o facto de terem sido suspensos diversos concursos, "em apreciação pela tutela", e face a críticas à sua atuação, que constam nos termos de referência de criação do grupo de reflexão, nomeadamente o corte "de forma brutal" de bolsas e o "processo de adulteração da avaliação científica".

Da reunião de hoje com o ministro Manuel Heitor, a primeira desde a sua posse, em novembro, o presidente do SNESup realçou ainda o "compromisso de envolvimento" do sindicato "nos processos de decisão", designadamente em grupos de trabalho específicos, por exemplo sobre a vinculação laboral de professores e investigadores universitários com contratos de trabalho precários.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório