Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Governo discute para a semana soluções para acolher refugiados

Começa agora a ser discutida uma resposta coordenada entre os vários ministérios para acolher 1.500 refugiados em Portugal.

Governo discute para a semana soluções para acolher refugiados
Notícias ao Minuto

10:10 - 03/09/15 por Notícias Ao Minuto

País Migrantes

O grupo de trabalho do Governo destinado a coordenar a resposta de Portugal à crise migratória reúne-se pela primeira vez na próxima segunda-feira.

Segundo o Diário Económico, vão estar presentes seis secretários de Estado, inclusive os da Imigração, Saúde, Negócios Estrangeiros, Segurança Social e Administração Interna, além dos dirigentes de organismos públicos.

Sem nenhuma estratégia para acolher os 1.500 refugiados que o Governo se comprometeu a receber, falta, por exemplo decidir como e onde estes serão alojados, como serão integrados no mercado de trabalho e que beneficios fiscais e de saúde poderão receber.

Entretanto multiplicam-se as iniciativas particulares: a Câmara de Lisboa já anunciou que vai criar um fundo de dois milhões de euros para alojamentos temporários, alimentação, cuidados de saúde e educação para apoiar os refugiados que cheguem à cidade.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa está a preparar o acolhimento de até 350 migrantes, 12 autarquias já mostram disponíveis para receber pessoas e até centenas de famílias já contactaram o Conselho Português para os Refugiados dizendo que podiam acolher refugiados em sua casa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório