Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Morreu figura "brilhante e notável", destaca Sampaio

O ex-Presidente da República Jorge Sampaio disse hoje ter ficado "impressionado com o desaparecimento" de uma "figura tão brilhante e notável" como Maria Barroso, cujo legado o país "não vai esquecer".

Morreu figura "brilhante e notável", destaca Sampaio
Notícias ao Minuto

10:25 - 07/07/15 por Lusa

País Maria Barroso

"Fico muito impressionado porque desaparece uma figura brilhante, que teve uma vida cheia em numerosos domínios e por quem eu tinha uma amizade e consideração enormes", declarou à agência Lusa Jorge Sampaio.

O antigo Presidente da República lembrou que Maria Barroso distinguiu-se na vida cultural e pedagógica, primeiro como atriz e depois professora no Colégio Moderno.

"Foi uma pessoa muito envolvida na resistência contra o regime anterior, em atividades políticas permanentes e grande combatente pela democracia, a quem tive o enorme prazer de distinguir com a ordem da liberdade, porque a merecia", sublinhou.

Jorge Sampaio recordou também que Maria Barroso sempre se bateu por causas sociais e pelos direitos humanos.

"É uma perda, mas podemos dizer que teve uma vida, cheia, ativa até ao último momento e, isso torna-a uma figura brilhante da sociedade portuguesa que agora desaparece", sublinhou.

Jorge Sampaio disse ainda ter estado com Maria Barroso numa sessão na academia de cultura na Sociedade de Geografia dois dias antes do acidente que acabou por vitimá-la.

"Esteve ao meu lado. Estava muito bem, extremamente lúcida, como sempre. Falámos do passado, do presente e até falámos do futuro. Estas coisas são sempre assim, uma pessoa tem estima e amizade e essa pessoa dias depois começa um processo irreversível de desaparecimento. É muito triste e o país de certeza que não vai deixar de ficar entristecido pela morte desta senhora tão brilhante e notável", concluiu.

Maria Barroso, mulher do ex-Presidente da República Mário Soares, tinha 90 anos e estava internada, em estado grave, desde 26 de junho, na sequência de uma queda, que lhe provocou um traumatismo intracraniano.

O corpo de Maria Barroso Soares vai estar em câmara ardente no Colégio Moderno, em Lisboa, a partir das 18:00 de hoje, realizando-se o funeral na quarta-feira para o Cemitério dos Prazeres, anunciou a família.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a família informa que o funeral seguirá para o Cemitério dos Prazeres após a missa de corpo presente, que terá lugar às 10:00 na Igreja do Campo Grande.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório