Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Novo projeto volta a confundir "jornalismo com propaganda"

Os diretores editoriais de televisões, rádios e jornais contestam o novo projeto de lei do PSD e CDS sobre a cobertura mediática da campanha eleitoral.

Novo projeto volta a confundir "jornalismo com propaganda"
Notícias ao Minuto

19:10 - 08/05/15 por Notícias Ao Minuto

País Diretores

Segundo um comunicado enviado pelos diretores editoriais de televisões, jornais e rádios, a que a SIC Notícias teve acesso, a liberdade de informação em Portugal volta a estar "ameaçada" com o novo projeto da maioria PSD/CDS para a revisão da lei da cobertura eleitoral.

Esta lei, que determina a cobertura da campanha, representa uma imposição "de um freio às redações". Os diretores chegam mesmo a afirmar que este novo projeto volta a confundir "o jornalismo com propaganda".

Apesar de na nova proposta não constar a criação de uma comissão mista que fiscalize o cumprimento da lei, ou seja, o chamado "visto prévio", os diretores continuam a demonstrar o seu descontentamento.

"Esta nova proposta está ainda longe de garantir aos cidadãos a existência de um jornalismo livre e independente de restrições políticas e administrativas inadmissíveis em democracia", lê-se.

Ainda sobre o projeto apresentado pelo PSD e CDS e já aprovado pelo PS, os diretores consideram que este "não resolve o problema da dupla fiscalização, simultânea e paralela, da atividade dos órgãos de comunicação social: a da CNE e da ERC".

"O projeto aumenta o valor das coimas para níveis incomportáveis para a maioria dos órgãos de comunicação social", termina.

[Notícia atualizada às 19h19]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório