Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 26º

Universidades privadas "não têm qualidade" para ensinar medicina

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior tem chumbado todas as propostas de cursos do ensino privado. Falta de meios e outras insuficiências evitam abertura de licenciaturas.

Universidades privadas "não têm qualidade" para ensinar medicina
Notícias ao Minuto

08:35 - 03/03/15 por Notícias Ao Minuto

País Cursos

O monopólio das universidades públicas sobre os cursos superiores de medicina não tem fim à vista. A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior já fiscalizou dezenas de possíveis licenciaturas privadas, mas mesmo universidades como a Católica, Lusófona, Egas Moniz ou Instituto Piaget não cumpriram os requisitos mínimos exigidos.

“Não há problema nenhum em haver faculdades de medicina privadas. Têm é que ter qualidade” explica Alberto Amaral ao Diário Económico. O presidente da entidade fiscalizadora, deixa claro que “as propostas das privadas não têm qualidade” e é por isso que não são aceites.

O principal problema parece ser a falta de meios. Há poucos hospitais capazes de servir como locais de ensino, faltam professores especializados e em regime de tempo inteiro, para além de faltarem centros de investigação.

A falta de progresso já levou mesmo a maior parte das privadas a desistir da intenção de oferecer cursos de medicina.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório