Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Depois da troika, 'Vem aí o Banco Mau'. Entre no jogo

‘Vem aí o Banco Mau’ é o nome do mais recente jogo dos criadores de ‘Vem aí a Troika’, um jogo de tabuleiro com assinatura Tabletip Games. A chegada dos credores internacionais a Portugal e a crise no BES foram o mote para as criações. “Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência”.

Depois da troika, 'Vem aí o Banco Mau'. Entre no jogo
Notícias ao Minuto

13:37 - 28/11/14 por Goreti Pera

País Tabuleiro

“Dizem que a Troika já deixou a Portugalândia, mas parece que ainda há muito dinheiro nas Offshores e grupos de interesse envolvidos em manobras mais ou menos obscuras. O poderoso líder Dono Disto Tudo controla os seus próprios grupos e distribui favores e dinheiro. Há quem se aproveite dele para ganhar o jogo ou quem esteja pronto para lhe puxar o tapete”. Quer entrar nesta aventura? Então prossiga!

‘Vem aí o Banco Mau’ é o novo jogo desenvolvido pela Tabletip Games, uma empresa criada por um grupo de portugueses que se uniu para fazer sátira com o que de mais marcante se tem passado com a economia do país.

A crise do Banco Espírito Santo (BES) foi mote para a criação do jogo de tabuleiro, que pode ser jogado por dois a cinco jogadores, acima dos 10 anos, e que já se encontra à venda por 11,90 euros nas lojas Fnac e nas Livrarias Almedina, além de outros espaços. Mas atenção: para entrar no mundo do ‘Banco Mau’ precisa do seu antecessor. Lembra-se dele?

‘Vem aí a troika’ chegou ao mercado em 2012, altura em que Pedro Santos, Carlos Mesquita, Marco Vala, André Pereira e Filipe Preto enveredaram pelo projeto Tabletip Games, que tem já preparado um novo jogo relacionado com futebol, à espera de financiamento.

O sucesso de ‘Vem aí a troika’ ditou o percurso da empresa. Em Portugal foram vendidas cinco mil unidades e o jogo chegou mesmo aos mercados espanhol e grego, com algumas adaptações (novas caricaturas, escândalos e piadas), onde vendeu seis mil exemplares (três mil em cada país). Este último projeto é, por sua vez, destinado apenas ao mercado português.

“Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência", brincam os criadores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório