Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

Sócrates suspeito de corrupção enquanto primeiro-ministro

José Sócrates poderá ter cometido atos de corrupção passiva enquanto era primeiro-ministro, avança o Diário de Notícias, sendo que as suspeitas ainda não foram, no entanto, fundamentadas. O ex-chefe de governo foi até confrontado com as escutas de que foi alvo, durante o interrogatório no âmbito da 'Operação Marquês'.

Sócrates suspeito de corrupção enquanto primeiro-ministro
Notícias ao Minuto

10:30 - 26/11/14 por Notícias Ao Minuto

País Suspeitas

As suspeitas de corrupção de que José Sócrates é alvo remetem para a altura em que o socialista era primeiro-ministro, de acordo com o apurado pelo Diário de Notícias. Sócrates pode ter beneficiado o empresário Carlos Santos Silva ou empresas a ele ligadas, não estando ainda apurados, no entanto, quais os atos praticados pelo ex-primeiro-ministro.

Recorde-se que Sócrates é suspeito de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva. A mesma publicação adianta que o ex-governante foi até confrontado, durante o interrogatório de três dias, com escutas telefónicas de que foi alvo.

As medidas de coação aplicadas foram sustentadas num despacho de 236 páginas mas, tratando-se de um caso sem precedentes, os motivos para aplicação da prisão preventiva foram mantidos em segredo de justiça.

O principal argumento para a sua aplicação será, no entanto, a possível perturbação do inquérito e a eventual capacidade, na qualidade de ex-primeiro-ministro, de mobilizar meios e pessoas com o intuito de dificultar a investigação.

O recentemente noticiado almoço com o ex-procurador geral da República Pinto Monteiro terá sido um dos alertas que levou o juiz Carlos Alexandre a decidir pela prisão preventiva.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório