Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Movember: o mês dos bigodes contra o cancro

Movember não é só um estrangeirismo. É um mês, um movimento, um alerta e, quiçá, uma moda. É algo a que os homens devem prestar atenção, mas a que as namoradas podem não achar assim tanta graça. Se é homem, junte-se à campanha e deixe crescer o bigode para alertar contra o cancro. Ainda tem uma semana.

Movember: o mês dos bigodes contra o cancro
Notícias ao Minuto

11:39 - 25/11/14 por Anabela de Sousa Dantas

País Sensibilização

Movember é uma campanha que nasceu em 2004 na Austrália e o seu nome deriva da junção das palavras ‘moustache’ (bigode) e ‘november’ (novembro), ou seja, é o mês para deixar crescer o bigode, podemos inferir.

No entanto, não por uma questão de estética. A ideia é alertar as pessoas para os cancros que mais atingem os homens, angariando, ao mesmo tempo, dinheiro para programas de saúde masculina. Se outubro é o mês dedicado à prevenção do cancro da mama, novembro tornou-se no mês dedicado à prevenção dos cancros mais comuns entre os homens, como o cancro da próstata.

De acordo com dados da Eurostat, o cancro no pulmão matou mais de 266 mil pessoas na União Europeia em 2011 (20,8% dos óbitos por cancro), seguindo-se o colorretal (152 mil ou 11,9%), cancro da mama (93 mil ou 7,2%), o do pâncreas (78 mil ou 6,1%) e o da próstata (73 mil ou 10,2% dos cancros que matam homens).

O site internacional do movimento, que pode visitar aqui, permite fazer doações e, de acordo com o mesmo, já resultou na angariação de mais de 550 milhões de dólares e no apoio a centenas de programas de saúde masculina, graças aos milhares de ‘Mo Bros’ e ‘Mo Sistas’ que ajudaram, em todo o mundo.

Sim, as raparigas também podem participar, mas não é preciso fazer nada socialmente reprovável com deixar crescer o buço. Basta ajudar através da divulgação da campanha.

Em Portugal, o movimento está representado no Facebook, que pode visitar aqui. Junte-se ao movimento e ajude o país a ser integrado na lista de países oficiais do Movember. Se é homem basta deixar crescer o bigode (falta apenas uma semana para o fim do mês), se é mulher, ponha os gostos de parte, e convença o seu companheiro o integrar a causa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório