Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Diagnóstico errado de cancro acaba em indemnização

Um homem que foi tratado para um cancro que não tinha vai, quase 10 anos depois, ser indemnizado pelo laboratório que lhe deu um diagnóstico errado, de acordo com o Jornal de Notícias.

Diagnóstico errado de cancro acaba em indemnização
Notícias ao Minuto

12:08 - 19/09/14 por Notícias Ao Minuto

País Mirandela

Manuel L. na altura tinha 68 anos, em 2005, quando o serviço de urologia da unidade de Mirandela lhe pediu um exame, que foi feito pelo Laboratório de Anatomia Patológica (Hicislab). O resultado indicava a existência de um cancro da próstata.

Com base nos resultados do exame do laboratório, o IPO submeteu o idoso a tratamentos médicos, no início de 2006, e a meio dos tratamentos a equipa médica do Hospital de Mirandela realizou uma intervenção cirúrgica. Só três dias depois da operação é que foi solicitado um novo exame revelando a inexistência de qualquer cancro.

O laboratório admitiu mesmo, um mês depois da operação, que tinha havido uma troca de exames.

O tribunal decidiu agora pela condenação do laboratório, indemnizando a vítima em 70 mil euros por danos não patrimoniais mais mil euros por danos patrimoniais.

Ainda assim, o Hicilab diz que vai recorrer da decisão pois, apesar de assumir responsabilidade na troca de exames, defende que o IPO deveria ter efetuado uma segunda avaliação antes de dar início aos tratamentos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório