Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Reinserção defende tutela única para infância e juventude

O subdirector-geral de Reinserção e Serviços Prisionais Licínio Lima defendeu hoje uma tutela única que responda aos problemas da infância e juventude, que poderia passar para a responsabilidade da Assembleia da República ou da Presidência do Conselho de Ministros.

Reinserção defende tutela única para infância e juventude
Notícias ao Minuto

14:36 - 25/11/13 por Lusa

País Subdirector

Actualmente, a lei tutelar educativa encontra-se no âmbito do Ministério da Justiça, enquanto a lei de promoção e proteção de crianças e jovens em risco está na Segurança Social.

Em declarações à agência Lusa, o responsável da Direcção-Geral de Reinserção considera que é necessário repensar a articulação entre a lei tutelar educativa, que lida com jovens entre os 12 e os 16 anos que pratiquem crimes, e a lei de promoção e proteção de crianças e jovens, para menores em risco.

Frisando que as duas leis devem manter-se separadas, Licínio Lima sugere uma tutela única que abrigue toda a política para a infância e a juventude, que poderia passar para a Assembleia da República ou para a Presidência do Conselho de Ministros.

Segundo o subdiretor, uma autoridade que tenha responsabilidade sobre as duas legislações para menores deveria gerir toda a política de infância e juventude, orientando os jovens que apenas precisam de proteção e também aqueles que realmente praticam crimes.

Aliás, o responsável adianta que a maior parte dos jovens que estão referenciados pela Segurança Social acaba por praticar, mais tarde, factos que são considerados crime: "Cerca de 70% dos jovens que estão [internados] nos centros educativos (Justiça) já estavam referenciados pela promoção e proteção (Segurança Social) ".

À Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais passaria a competir apenas as políticas de serviços prisionais e de reinserção de adultos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório