Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 21º

Grupo de 184 cubanos retidos deixa Costa Rica com destino aos EUA

Um grupo de 184 cubanos, dos milhares retidos na Costa Rica desde novembro, reiniciou, esta quinta-feira, a sua rota migratória rumo aos Estados Unidos.

Grupo de 184 cubanos retidos deixa Costa Rica com destino aos EUA
Notícias ao Minuto

07:45 - 05/02/16 por Lusa

Mundo Migrantes

Este foi o segundo grupo de migrantes cubanos a sair da Costa Rica, depois de 180 pessoas terem sido transferiadas a 12 de janeiro ao abrigo de um plano considerado piloto pelas autoridades.

O avião partiu na quinta-feira às 22:30 (04:30 em Lisboa) do aeroporto Daniel Oduber da cidade de Liberia, na província de Guanacaste, com destino a El Salvador, onde os migrantes vão subir a bordo de autocarros que os levarão até à fronteira entre a Guatemala e o México.

Uma vez no México, os cubanos devem seguir pelos seus próprios meios até aos Estados Unidos, onde esperam receber os benefícios em termos de migração e cidadania previstos pela lei.

Dos 184 cubanos, 118 são adultos, incluindo uma grávida, e 66 menores, entre os quais quatro bebés, segundo o Governo costa-riquenho.

A crise migratória dos cubanos na Costa Rica começou a 15 de novembro, quando a Nicarágua fechou a sua fronteira aos cubanos, citando riscos para a segurança e soberania do país.

Desde então, a Costa Rica concedeu 7.802 vistos temporários para os cubanos para que permanecessem legalmente no país, mas a 18 de dezembro suspendeu a sua atribuição, considerando que tinha esgotado a sua capacidade para lhes oferecer ajuda humanitária em abrigos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório