Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

Droga, alcool e suicídios elevam taxa mortalidade de brancos nos EUA

A mortalidade entre os cidadãos dos EUA de idade média brancos estava em declínio desde 1978, mas um estudo publicado hoje apontou para uma inversão da tendência desde há 15 anos, devido a álcool, droga e suicídios.

Droga, alcool e suicídios elevam taxa mortalidade de brancos nos EUA
Notícias ao Minuto

23:58 - 02/11/15 por Lusa

Mundo Estudo

Esta inversão de tendência foi particularmente acentuada entre as populações desfavorecidas e apaga décadas de progressos resultantes de avanços médicos e da qualidade de vida e não é observada em outros países ricos, como a Alemanha ou a França.

Da mesma maneira, não se constata esta tendência nos grupos étnicos das mesmas classes etárias (45-55 anos) nos EUA, como os negros e os hispânicos, adiantaram os autores, entre os quais o mais recente Prémio Novel de Economia, Angus Deaton, professor na Universidade de Princeton, no Estado de Nova Jérsia.

O estudo foi publicado nas Atas da Academia Norte-Americana das Ciências (PNAS, na sigla em Inglês).

Os autores classificam o resultado da tendência como uma verdadeira "hecatombe", com um balanço comparável ao número de norte-americanos que sucumbiram devido à sida, num total de 658.000, depois que a infeção apareceu no início dos anos 1990.

Apesar de a taxa de mortalidade associada à droga, ao álcool e aos suicídios ter aumentado entre todos os bancos de idade média, a subida mais importante foi constatada entre os que possuem menos estudos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório