Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 21º

Ex-diretor do FMI absolvido em caso de prostituição

Dominique Strauss-Kahn e 12 dos 14 réus julgados no tribunal de Lille foram absolvidos avança a TVI24.

Ex-diretor do FMI absolvido em caso de prostituição
Notícias ao Minuto

11:49 - 12/06/15 por Notícias Ao Minuto

Mundo Strauss-Kahn

O antigo diretor do Fundo Monetário Internacional, acusado de proxenetismo e de ser o principal beneficiário e instigador de festas libertinas, foi absolvido avança a TVI24.

Dominique Strauss-Kahn, de 65 anos, incorria numa pena de 10 anos de prisão e uma multa de 1,5 milhões de euros.

O julgamento por proxenetismo começou em fevereiro deste ano, no tribunal de Lille, França, quatro anos depois do escândalo ocorrido num hotel em Nova Iorque, onde foi acusado de violar uma empregada daquela unidade hoteleira, em 2011.

"Ele é um libertino, não amante de prostitutas, e não tinha conhecimento da qualidade das jovens mulheres que participaram nas noites", afirmou a defesa do antigo ministro das Finanças francês no primeiro dia de julgamento.

Também em fevereiro, o próprio Procurador francês Frédéric Fèvre, que o deveria acusar, disse que nem a investigação criminal nem a audição permitiriam estabelecer a prova da culpabilidade de Strauss-Kahn. "Um homem poderoso será necessariamente culpado?", questionou em tribunal.

Dos 14 réus em julgamento, apenas um vai cumprir uma pena suspensa de um ano de prisão: um quadro superior do hotel que arranjava clientes para prostitutas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório