Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Mensagem dos gregos "não deve ser generalizada"

O comissário europeu dos Assuntos Económicos advertiu hoje que não se deve "generalizar a mensagem" transmitida pelos gregos a países que não estão na mesma situação e que, por isso, a discussão com Atenas vai ser específica.

Mensagem dos gregos "não deve ser generalizada"
Notícias ao Minuto

08:50 - 28/01/15 por Lusa

Mundo Comissário europeu

"A União Europeia vai discutir especificamente a situação grega com o Governo grego", frisou Pierre Moscovici, numa entrevista publicada hoje pelo jornal Le Parisien.

Questionado sobre se os resultados das eleições de domingo na Grécia representam um golpe para as políticas de austeridade na Europa, o comissário europeu afirmou que "não há que generalizar a mensagem".

A economia helénica "viu-se duramente afetada, sobretudo pelo foco das contas públicas, que, no mínimo, careciam de rigor e porque teve uma severa recessão", explicou Moscovici, acrescentando que "todos os Estados-membros da zona euro não estão nessa situação", pelo que "não há que fazer uma leitura global, sistemática".

A dívida é uma questão essencial para o novo Governo grego e estará no centro das negociações com os parceiros europeus, principais credores da Grécia.

Na noite de domingo, o líder do Syriza e novo primeiro-ministro, Alexis Tsipras, reiterou no discurso de vitória a sua intenção de renegociar com os credores uma "nova solução viável" para a Grécia, designadamente ao nível da dívida.

O programa económico do Syriza prevê, entre os seus principais pontos, o fim das medidas de austeridade e a renegociação da dívida pública da Grécia.

A dívida grega eleva-se a mais de 315 mil milhões de euros.

O Eurostat fala em 315,5 mil milhões de euros no final de setembro de 2014, o Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) indica 324 mil milhões de euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório