Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Dicas para incluir o animal de estimação nas suas viagens

Com a época festiva à porta, são muitas as famílias que optam por passar o período que liga o Natal e a entrada no novo ano fora de casa. As viagens são, por vezes, uma dor de cabeça por causa do animal de estimação, mas podem deixar de o ser. O site da Globo dá algumas dicas de como incluir o seu amigo de quatro patas nas suas aventuras.

Dicas para incluir o animal de estimação nas suas viagens
Notícias ao Minuto

20:18 - 16/12/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Viagens

Viajar com animais de estimação nem sempre é uma tarefa fácil. Muitas famílias optam por excluí-los, mas a verdade é que existem formas muito simples de os enquadrar numa nova rotina, mesmo que curta. O site da Globo enumera algumas das principais dicas para que o seu animal de estimação possa participar nas viagens de família, seja um cão, um gato ou até mesmo um pássaro.

O mais importante de tudo, destaca a publicação, é ter em conta as necessidades do bicho. Tal como as crianças e os adultos, o animal necessita dos seus ‘acessórios’ de higiene e brinquedos para se manter divertido. Mas antes disso, é preciso ter em conta outros aspetos.

Os sites Turismo 4 Patas e Viaje Sim! sugerem que, em primeiro lugar, deve ser encontrado um hotel ou casa em que o animal seja aceite e que as férias sejam ‘suportáveis’ para o animal, estando, desde já, excluídas daqui as viagens que têm como objetivo um turismo mais citadino e a visita a museus e locais fechados.

No caso do cão, se este ladra muito, escolha uma casa térrea ou um quarto mais isolado para que os restantes hóspedes não sejam incomodados.

Depois disto, é importante que, numa primeira viagem, o animal não esteja muitos dias fora de casa, por isso, cabe aos donos optar por estadias curtas na primeira viagem, um fim de semana é a opção ideal.

Se a viagem for muito longa, fale com um veterinário para saber qual a melhor alternativa para o animal não enjoar ou ficar stressado. Escolha fazer a viagem em horários mais calmos e não o alimente até três horas antes. Se for de carro evite as horas de ponta, coloque o cinto de segurança ou uma cadeirinha especial e faça algumas pausas durante o percurso, é importante que o animal apanhe um pouco de ar e faça as suas necessidades.

Não se esqueça do livro de vacinas, de uma mala de primeiros socorros para o bicho, nem dos medicamentos que por norma toma, se for o caso. A ração deve também viajar consigo, já que é importante que o animal não mude os seus hábitos alimentares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório